Imprensa

VGV de lançamentos da Rossi totaliza R$ 2,47 bilhões em 2007

Fonte: MiSASI Comunicação

Publicado em: 15/02/2008

Rossi aproveitou as boas condições do mercado imobiliário e registrou crescimento de 116% nas vendas contratadas, que somaram R$ 1,58 bilhão

São Paulo, fevereiro de 2008 -  A Rossi (Bovespa: RSID3), uma das principais incorporadoras de imóveis residenciais do País, lançou 52 empreendimentos em 2007, representando valor geral de vendas (VGV) de R$ 2,47 bilhões. Desse total, 80,2% correspondem à parte Rossi (R$ 1,98 bilhão). O VGV do ano passado foi 113% superior ao de 2006 (R$ 1,16 bilhão). Na comparação do 4T07 com igual período do ano anterior foi registrado um crescimento ainda maior, de 124,8%, totalizando R$ 890,5 milhões.

Em 2007 foram lançadas 9.648 unidades, em 52 empreendimentos, um volume 118,8% acima do número de 2006. O preço médio por metro quadrado das unidades foi de R$ 2.679, 12% acima do preço médio do ano anterior. As medidas de incentivo ao setor imobiliário, a política de controle inflacionário, a redução da taxa de juros, o aumento da oferta de crédito e o alongamento dos prazos de financiamento possibilitaram um ambiente muito favorável para o setor imobiliário em 2007.

“Dentro desse cenário, a Rossi Residencial implementou um plano de crescimento sustentado na diversificação geográfica e de produtos por segmento de renda. Com isso, a companhia conquistou em 2007 um aumento significativo em seus lançamentos, vendas contratadas, banco de terrenos, receita e lucro líquido”, diz Sergio Rossi, diretor de Relações com Investidores.

Lançamentos no segmento econômico

A Rossi lançou 2.421 unidades no segmento econômico, totalizando R$ 287,6 milhões em VGV (R$ 264 milhões parte Rossi). Fazem parte desse segmento as unidades com valor de venda de até R$ 160 mil, como os projetos padronizados Villa Flora, Praça Residencial e Vertical.

A demanda por unidades no segmento econômico continua aquecida, com destaque para os lançamentos dentro do projeto Praça Residencial – Avalon, em Campinas, Verdi I, em Porto Alegre e Villaggio Praças Residenciais, no Rio de Janeiro. O percentual de unidades vendidas desses empreendimentos atingiu 97%, 82% e 69%, respectivamente, em 2007.

As vendas contratadas somaram R$ 1,57 bilhão no ano, o que representou um crescimento de 116% em relação às vendas de 2006. A parte Rossi atingiu R$ 1,25 bilhão, sendo R$ 850,6 milhões referentes a empreendimentos lançados em 2007.

Aumento de quase 80% na receita líquida

A receita líquida alcançou R$ 732,9 milhões em 2007, 78,2% acima da receita do ano anterior (R$ 411,3 milhões). No 4T07, a receita líquida totalizou R$ 231,5 milhões, um aumento de 84,8% em relação ao mesmo período do ano passado, em linha com o aumento da receita operacional bruta, que apresentou crescimento de 81,1% no ano e de 94% na comparação dos trimestres. O crescimento da receita da Rossi foi resultado, principalmente, da evolução das obras dos empreendimentos em construção e da vendas dos estoques.

Lucro Líquido e EBITDA

O lucro líquido da empresa passou de R$ 43,7 milhões em 2006 para R$ 132,1 milhões no ano passado. Em relação ao lucro líquido ajustado, o crescimento foi de 42,4%, passando de R$ 93,6 milhões para R$ 133,2 milhões

O EBITDA totalizou R$ 132,1 milhões, apresentando um acréscimo de 157,3% sobre 2006. A margem de EBITDA de 2007 foi de 18%, representando um aumento de 5,5 pontos percentuais sobre 2006. Esse aumento é decorrente da combinação do aumento de receita apropriada com aumento da margem bruta e diluição das despesas operacionais.

Estoque de Terrenos

A Rossi encerrou o ano de 2007 com 129 terrenos em carteira, em 52 cidades de 14 estados. Esse estoque equivale a um VGV potencial de R$ 14,7 bilhões, cuja parte Rossi corresponde a R$ 10,1 bilhões (69%). A empresa tem investido na constituição de um banco de terrenos de altíssima qualidade para oferecer um horizonte de lançamentos para os próximos quatro a cinco anos. Em 2007 foram adicionadas nove cidades ao landbank, respeitando a estratégia de diversificação geográfica e de produto por segmento de renda, incrementando a participação da Rossi no segmento econômico.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo