Selo Black Friday

Imprensa

Valorização do design

Fonte: Jornal do Comércio - RS

Publicado em: 30/09/2010

A forma não está mais divorciada da função. O design colocou a primeira em parceria com a segunda e várias áreas se beneficiaram dessa associação. “A sociedade contemporânea está dando alto valor ao aspecto estético”, constata o arquiteto Pedro Gabriel, ao apontar que essa tendência está influenciando a arquitetura.

Um olhar mais atento dos consumidores e o aprimoramento estético da própria sociedade têm reflexos na arquitetura e na configuração das cidades. “A sociedade, quando vai se desenvolvendo, em todas as áreas cria novos valores estéticos, culturais”, opina, ao citar o exemplo dos países escandinavos, onde o design é um elemento essencial. Sociedades com alto grau de desenvolvimento estão atentas à “sintonia fina dos valores estéticos”, observa o arquiteto, cujo escritório foi premiado, entre outros, pelos projetos dos prédios da Mercedes-Benz (corporativo), Trust Business Center (comercial) e Glass (residencial).

A valorização do aspecto estético chega ao planejamento das cidades de várias formas. “Um bom projeto de arquitetura, que convive bem com o bairro e a vizinhança, valoriza a obra”, define, ao considerar que deve-se chegar a um equilíbrio entre as questões estéticas, funcionais e ambientais.

Na função das obras também há mudanças. Um dos exemplos que as cidades experimentam está no conceito de uso misto de edificações - combinando unidades residenciais e comerciais. “Essa é uma tendência no Brasil e no Estado”, reforça o diretor comercial da construtora Melnick Even, Juliano Melnick, ao citar o exemplo do Parigi em Porto Alegre, que reúne quatro andares comerciais e, acima deles, unidades residenciais. A combinação ajuda a descongestionar as cidades, avalia o executivo, à medida que os moradores encontram os serviços na vizinhança ou mesmo no próprio condomínio.

Junto com os edifícios mistos, os bairros planejados também ganharam espaço nas cidades. A Rossi lançou em Porto Alegre o Central Parque, que reúne apartamentos, casas e escritórios comerciais com infraestrutura de lazer e serviços, projeto premiado como “Produto do Ano” no Sinduscon Premium 2009. O setor comercial terá escritórios, hotel e centro comercial. As áreas residenciais funcionarão como um condomínio fechado. “O mercado entendeu o que é o bairro planejado”, diz o diretor regional sul da Rossi, Gustavo Kosnitzer, sobre a receptividade dos consumidores. Depois do Central Parque, a construtora lançou o Rossi América, outro bairro planejado que ocupará uma área total de 300 mil metros quadrados.

Heloisa Crocco elegeu o veio da árvore e seus anéis de crescimento como foco de pesquisa Autora de linhas de móveis, roupa de cama, louça, puxadores, acessórios, papelaria e tecido, a designer Heloisa Crocco pesquisa em seu trabalho os anéis de crescimento da madeira. O elemento aparece em várias aplicações nos objetos que cria e resultou no trabalho Topomorfose, publicado em livro.

“Depois de um longo convívio com diferentes materiais (como as fibras, por exemplo), elegi como foco de minha pesquisa o veio da árvore com seus anéis de crescimento”, explica ela sobre o trabalho. “De seu corte em topo resultam grafismos, padrões e texturas que comecei a explorar. A esta pesquisa dei o nome de Topomorfose”, complementa. “Com o tempo, a Topomorfose acabou ganhando autonomia e se transformando em modelo de pensamento, ou seja, numa metodologia de pesquisa da forma e de suas aplicações no design”, descreve a designer.

“Gosto do trabalho no essencial, deixar o móvel falar por si”, explica, ao identificar uma tendência de valorização dos aspectos naturais dos móveis e objetos. “As pessoas estão em busca do contato com a natureza”, afirma.

A designer já vê no Brasil uma consciência para o uso da madeira reflorestada e certificada. O consumidor, avalia, tem valorizado este aspecto dos produtos. Suas criações podem ser encontradas em redes como a Tok&Stok, em produtos da Coza e Altero, entre outros fabricantes.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo