Imprensa

Sustentabilidade: questão de presente e futuro

Fonte: De Facto Comunicação

Publicado em: 09/01/2009

Empresas têm se preocupado, cada vez mais, com o desenvolvimento de projetos ambientais

Atualmente, dezenas de empresas no Brasil têm se preocupado com sustentabilidade. Investir em projetos ambientais tem feito parte do dia-a-dia de companhias que cada vez mais trabalham com a responsabilidade social. Por sustentabilidade entenda-se o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender às futuras gerações.

Nos últimos anos, práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte da estratégia de um número crescente de empresas, cientes da necessária relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza e, portanto, do claro vínculo que une a própria prosperidade com o estado da saúde ambiental e o bem-estar coletivo da sociedade.

Uma das principais empresas do trade imobiliário, a incorporadora Rossi - que chegou a Minas Gerais em 2008 - criou um comitê interno para desenvolver assuntos ligados à sustentabilidade. E o primeiro empreendimento que recebe um projeto de planejamento visando diminuir os impactos ambientais será o Rossi Botanique Praças Residenciais, residencial cuja obra teve início em dezembro, na estrada para Nova Lima.

De acordo com a arquiteta do projeto, Alessandra Hudson, um comitê interno foi criado dentro da Rossi para se discutir assuntos ligados à sustentabilidade, especialmente os que já puderem ser incorporados à construção do Rossi Botanique Praças Residenciais.  “A questão do descarte e do reaproveitamento do material, racionalização do uso dos materiais e um projeto paisagístico cuidadosamente planejado para diminuir os custos de manutenção estão sendo pensados. E a Rossi está desenvolvendo esse projeto de sustentabilidade junto aos parceiros, para aplicar esses conceitos no nosso dia a dia, trazendo benefício aos nossos consumidores e à sociedade em geral.”

Responsável pela construção do Rossi Botanique Praças Residenciais, a AEL Engenharia prevê receber a certificação ISO 14001 esse mês. É esse o objetivo da empresa, de acordo com o diretor Vicente Pimenta Júnior. “O empreendimento será feito nos moldes da 14001, com a preocupação voltada para o meio ambiente”. AEL faz parte do Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade na Construção (CDSC) da Fundação Dom Cabral, que é um trabalho pró meio ambiente com objetivo de pesquisar, formular, avaliar, compartilhar e promover conhecimentos e instrumentos que propiciem o desenvolvimento sustentável na gestão e operação das empresas no setor.

O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos destes para a sobrevivência humana, para a conservação da diversidade biológica e para o próprio crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade. A Rossi preparou folhetos com dicas de consumo consciente que estão sendo distribuídos aos clientes, confirmando o compromisso da incorporadora com projetos de vida e com o meio ambiente.

Todo investimento em sustentabilidade – como a compra de madeira de reflorestamento, por exemplo - não irá impactar no preço final do imóvel. “E quem vai colher os frutos serão os moradores, que terão menor custo com energia, água e viverão em um ambiente ainda mais agradável”, destaca a arquiteta Alessandra Hudson.

Rossi. Compromisso com projetos de vida
A Rossi é hoje uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil. Presente em mais de 50 cidades, atua em diversos segmentos do mercado imobiliário e tem no seu portfólio inúmeros sucessos de vendas de imóveis residenciais e comerciais, nas mais variadas cidades e perfis de renda.

Com base em valores como Inovação, Valorização das Pessoas e Sustentabilidade, acreditamos na construção de relacionamentos de longo prazo com nossos clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros e acionistas. Porque mais do que construir residências e locais de trabalho, nosso compromisso é com projetos de vida.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo