Imprensa

Rossi torna-se membro-fundadora do GBC Brasil para práticas sustentáveis na construção civil

Publicado em: 07/07/2005

Adequar às normas internacionais de responsabilidade sócio-ambiental com práticas de construções sustentáveis de acordo com a realidade brasileira é um dos objetivos da incorporadora Rossi ao se tornar membro do Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Com sede em São Paulo, o órgão é o representante do World Green Building Council no Brasil, cuja missão é desenvolver e incentivar a indústria de construção sustentável no País, transformando em um dos líderes em construções sustentáveis no mundo. O GBC Brasil terá a função de adaptar os requisitos brasileiros para o processo de conquista da mais reconhecida e respeitada certificação sustentável do mundo, o LEED.

Adotar novas práticas sustentáveis no processo de construção traz diversos benefícios desde o custo inicial do empreendimento até o ciclo de vida do imóvel. "O gasto pode até ser menor do que na construção convencional em razão da curva de aprendizado, economia de escala, escassez de recursos e aspectos da legislação", afirma Renato Diniz, diretor de novos negócios da Rossi.

A operacionalidade de práticas sustentáveis já não é novidade para a incorporadora. Mesmo antes de tornar-se membro da organização já utilizava alguns dos conceitos sustentáveis em seu processo construtivo. “Participar da fundação do GBC Brasil reforça o que praticamos há anos e já faz parte da nossa essência", explica João Paulo Rossi, membro do conselho de fundadores do GBC Brasil. Ele ressalta ainda que a preocupação com o meio ambiente e comunidade são alguns dos valores da incorporadora.

Os pilares de um empreendimento sustentável para a Rossi são:

Projeto: Interferir nos projetos arquitetônicos é a maneira mais eficiente e racional para assegurar que o produto final seja concebido de forma sustentável;
Execução: Analisar várias alternativas de construção e escolher aquela que minimize o consumo de energia, água e materiais sustentáveis;
Uso do imóvel: O compromisso não se encerra com a entrega do imóvel, mas está associado a satisfação do cliente. Tornar o empreendimento cada vez mais sustentável é um dos objetivos da incorporadora. Sobre o GBC Brasil: Surgiu do exemplo do US Green Building Council, uma ONG americana fundada há 15 anos por líderes dos setores imobiliário, da construção e engenharia, de materiais, de meio ambiente, de órgãos públicos e de pesquisa, com o intuito de transformar a maneira de projetar, construir e operar empreendimentos e comunidades de forma a reduzir o impacto à natureza e sociedade. Desenvolveu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para definir padrões de sustentabilidade em construções e planejamento urbano. Atualmente conta com 15 mil membros em 16 países.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo