Imprensa

Rossi implanta sistema para melhorar gestão jurídica

Fonte: TI Inside - SP

Publicado em: 13/03/2011

Nos últimos três anos, a Construtora Rossi vem trabalhando para aprimorar a gestão de sua rotina jurídica. A companhia começou, no fim de 2008, a implantar as soluções BCLegal Enterprise, grupo de software da Sonda Software, para criar formas de tornar a integração do setor jurídico com as demais áreas da empresa mais eficiente.

O primeiro software adquirido pela construtora foi para integração entre a área jurídica com o sistema de gestão empresarial SAP. Dessa forma, a Rossi passou a ter mais controle dos contratos firmados com clientes e fornecedores, inclusive dos possíveis problemas judiciais.

Segundo o diretor jurídico da Rossi, Palmarino Frizzo Neto, essa primeira ferramenta possibilitou um maior controle de todos os processos legais pelos quais a empresa passava, tanto internamente quanto na relação com os clientes. O software, explica ele, permite que os advogados extraiam todas as informações do histórico dos clientes, como o que foi comprado, ou vendido, porque ele entrou com determinado processo etc. "Na verdade, ele funciona como porta de entrada do jurídico para o SAP", resume Frizzo.

A segunda fase da implantação do BCLegal, que começou no fim do ano passado, foi a instalação de um sistema de gestão interna de contratos. Nesse caso, é um software que cria os padrões de contratos para uso de funcionários da Rossi. Antes dessa fase, conforme conta Frizzo, cada vez que um departamento da companhia decidisse contratar um serviço, alugar um imóvel ou comprar um terreno, por exemplo, era preciso entrar em contato com os advogados da empresa para que fosse escrito um contrato e enviado por e-mail para o setor interessado.

Agora isso não é mais preciso. O novo software já deixa armazenado diferentes modelos de contratos, e os advogados só precisam completar com as minutas adicionais, conforme a necessidade do departamento. A ferramenta ainda permite que os advogados controlem o tráfego de pedidos e envios de contratos, o que antes era feito com uma planilha, de forma manual.

Apesar dessa segunda camada do software não ter sido completamente instalada na Rossi, Frizzo adianta que na próxima etapa da implantação do BCLegal, que deve começar dentro de um mês, ela será concluída. Desta vez, será instalado um programa de controle de procurações.

Frizzo explica que a Rossi ainda não tem um controle formal da quantidade de pessoas que têm procurações jurídicas para assinar em nome da companhia, o que pode vir a acarretar problemas. "O intuito com o novo software é controlar quem são os funcionários autorizados a assinar em nome da Rossi, desde quando, por quanto tempo e por qual motivo."

O diretor jurídico da Rossi aposta que a integração dos três programas da Sonda Software serão responsáveis pela melhoria dos processos internos da empresa. Frizzo diz não saber estimar, em números, qual será o ganho da empresa com as soluções, mas acredita que elas reduzirão em até 50% o tempo gasto em cada trâmite legal interno da companhia.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo