Imprensa

Rossi é a primeira incorporadora a utilizar tecnologia de realidade aumentada em lançamento de projeto comercial

Fonte: Planin Worldcom

Publicado em: 14/04/2010

Comprar um imóvel visualizando-o apenas por uma planta e uma maquete já é passado. Com um projeto inovador e inédito no mercado de construção civil, a Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do País, lança o primeiro empreendimento do Brasil que poderá ser visto pelos clientes por meio da realidade aumentada.

Quem visitar o estande de vendas do projeto comercial Ipiranga One poderá ver, pela primeira vez, o projeto imobiliário em 3D e em tamanho real, antes mesmo de ser construído. “Da mesma maneira que a Rossi utiliza tecnologia de ponta nas técnicas construtivas, decidiu levar esta inovação também para os projetos de marketing. Além disso, estamos alinhados aos nossos objetivos e seguindo nossa missão de tornar o invisível tangível”, explica a gerente nacional de Marketing, Rejane Marchiori.

O projeto, que foi criado em parceria com a Produtora Santa e a Agência Leo Burnett, permitirá que o cliente visualize o empreendimento no próprio local do terreno em que será construído. No entanto, a tecnologia utilizada pra a projeção será um pouco diferente do habitual. Nos processos comuns de realidade aumentada, a pessoa aponta o “marker”, uma espécie de papel com uma marca preta e branca, para a webcam do computador. Após este processo, a figura é captada pela câmera e lida pelo computador, recriando na tela uma ilustração em três dimensões.

Porém, o processo para a criação do empreendimento em 3D será o inverso. O “marker” será fixado no terreno e terá o tamanho de 3x3 metros quadrados e dez metros de altura. Quem visitar o estande receberá uma tela especial com uma câmera embutida. “Ao chegar ao terreno, basta o cliente apontar a lente para o marcador e ele conseguirá visualizar o prédio em tamanho real. Além disso, ele também poderá andar por um ângulo de aproximadamente 120° ao redor do marker, onde ele visualizará cada detalhe do edifício, do primeiro ao último andar”, afirma Patrick Petry, Sócio da Produtora Santa.

“A realidade aumentada proporcionará ao cliente uma nova forma de ver o imóvel que ele vai adquirir, criando mais confiança na hora de adquiri-lo”, afirma Rejane.

Sobre o Ipiranga One
Para atender à demanda por empreendimentos comerciais na Região do Ipiranga, a Rossi lança o Rossi Ipiranga One. O projeto está localizado em um terreno de 1.788 metros quadrados, na Rua Bom Pastor, 2.224, com fácil acesso para a Região do ABC, litoral paulista, Avenida Nazaré e Avenida das Juntas Provisórias.

A torre será composta por 180 salas de 32 a 40 metros quadrados, com terraço. Serão 15 andares, com quatro pavimentos de garagem, sendo três sobresolos. Além disso, as torres terão quatro elevadores que darão acesso a todos os andares, inclusive à garagem. “A Rossi percebeu que a demanda por imóveis comerciais no Ipiranga era muito grande. Para se ter uma ideia, a taxa de vacância na região é de apenas 5%. Devido ao cenário, resolvemos criar um projeto diferenciado que atendesse às necessidades dos nossos clientes”, explica o diretor da Regional São Paulo da Rossi, Rubens Júnior.

Um dos principais diferenciais do Ipiranga One é que parte do acabamento externo será em concreto, e na torre massa à base de granilha de pedra fixada com resina acrílica. As soluções permitem maior durabilidade e redução do custo com manutenção.  Além disso, a marquise do projeto será metálica e personalizada, criando imponência ao edifício.

O empreendimento também adota o sistema de sprinkler, dispositivo automático que direciona jatos de água sobre o foco de incêndio, além de ter instalado dutos e grelhas de fechamento automático, com sensores de fumaça. Já na parte de segurança, o projeto será entregue com circuito fechado de TV e sistema de controle de acesso com catracas eletrônicas e cancela de veículos, permitindo controle individual de acesso.

A localização estratégica do Ipiranga One garante ao público acesso fácil a escolas e shoppings, proximidade ao Museu do Ipiranga, além de estar localizado a apenas 600 metros do metrô Sacomã.

Com um projeto ecologicamente correto, a Rossi planejou banheiros exclusivos para cada conjunto, com bacia de caixa acoplada de baixo consumo de água e ventilação mecânica. Além disso, a descarga terá duas potências, o que garante a redução do gasto desnecessário de água. As torneiras também terão fechamento automático após o uso. Esses sistemas permitem maior valorização do imóvel e preservação do meio ambiente.

O paisagismo também faz parte do projeto. Serão 516 metros quadrados de área jardinada, com floreiras em todos os níveis elevados da garagem, o que permitirá a harmonização dos ambientes e valorização da fachada. O paisagismo que compõe o empreendimento foi pensado com base no clima local, para garantir vida, constante beleza das plantas e menor tempo e custo de manutenção.

A experiência da Rossi em empreendimentos é um fator positivo para sucesso de projetos comerciais já lançados pela incorporadora, como o American Business, em São Paulo, e o Prime Center Osasco.

O estande do Ipiranga One e o modelo de decorado estão localizados na Rua Bom Pastor 2.224 – Ipiranga. O preço médio das unidades será de R$ 195 mil.

Sobre a Rossi
Completando 30 anos em 2010, com presença em aproximadamente 70 cidades do País, a Rossi é uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil. A empresa atua em diversos segmentos do mercado imobiliário e tem no seu portfólio inúmeros sucessos de vendas de imóveis residenciais e comerciais, nos mais variados perfis de renda.

Com base em valores como inovação, valorização das pessoas e sustentabilidade, a empresa acredita na construção de relacionamentos de longo prazo com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e acionistas. A Rossi entende que sua missão vai além da construção de residências e locais de trabalho. Seu compromisso é com projetos de vida.

Visite: www.rossiresidencial.com.br ou acesse pelo celular o portal mobile da Rossi: www.rossiresidencial.com.br/mobile

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo