Imprensa

Rossi divulga resultados do segundo trimestre de 2009

Fonte: Planin Worldcom

Publicado em: 14/08/2009

A empresa registra crescimento de 79% do lucro líquido e aumento de 48% nas vendas contratadas em relação ao primeiro trimestre de 2009

A Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil, anuncia os resultados do segundo trimestre de 2009. A empresa registrou R$ 51,2 milhões de lucro líquido, o que representa um crescimento de 79%, se comparado aos R$ 28,6 milhões do primeiro trimestre deste ano.

Já as vendas contratadas somaram R$ 506 milhões, com crescimento de 48% em comparação aos três primeiros meses de 2009. “A Rossi retomou o crescimento e apresentou maior lucratividade”, afirma o diretor superintendente da Rossi, Heitor Cantergiani.

Segundo o CFO e diretor de RI da empresa, Cássio Audi, os lançamentos somaram, em VGV (Valor Geral de Vendas), R$ 454 milhões, registrando crescimento de 183%, se comparado com o primeiro trimestre deste ano. O montante representa um total de 2.147 unidades lançadas, neste período.

De janeiro a julho, a Rossi lançou 5.012 unidades no segmento econômico e em linha com o programa “Minha Casa, Minha Vida”. Somente no mês de julho, foram lançadas 2.595 unidades.

Segundo Audi, a Rossi está bem posicionada para atender a atual demanda no segmento econômico. “Estamos bastante confiantes com a melhoria do cenário macro econômico e com o andamento do programa do governo “Minha Casa, Minha Vida”. Como planejado, aumentamos a exposição ao segmento econômico para 52% do total de lançamentos, no acumulado em 2009, e estamos confortáveis para atingir a meta de 13 a 15 mil unidades lançadas até dezembro de 2009”, ressalta o executivo.

“O programa “Minha Casa, Minha Vida” gerou uma demanda muito importante, fazendo com que as vendas da Rossi no segmento econômico, em unidades, aumentassem 143% em relação ao primeiro semestre do ano passado”, destaca Cantergiani.

A empresa detém 143 terrenos em carteira para futuros empreendimentos, distribuídos em 61 cidades brasileiras. Esse estoque de terrenos equivale a um VGV potencial de R$ 20,9 bilhões, sendo que R$ 9,9 bilhões são voltados para projetos com unidades de até R$ 160 mil. Destaca-se que 75% dos terrenos foram adquiridos por meio de permutas.

A Rossi Vendas, braço imobiliário da Rossi, registrou vendas de R$ 156 milhões no segundo trimestre de 2009, o que representa 31% das vendas contratadas. Desse total vendido, 37% foram estoque e 63%, lançamentos. Atualmente, essa extensão da empresa está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campinas, e com projeções para expansão de suas atividades para as cidades de Fortaleza e Curitiba.

Em junho de 2009, a empresa somava 111 canteiros de obras, o que representa 147 empreendimentos e 26.138 unidades em fase de construção. Desde 1992, a Rossi lançou 57.915 imóveis, em um total de 5.781.221 metros quadrados de área construída, dos quais 30.501 unidades já foram entregues.

No segundo trimestre de 2009, as margens apresentaram aumento. A margem bruta - excluindo os efeitos de ordem financeira - ficou em 34,7%, 5,7 pontos percentuais acima do registrado no segundo trimestre de 2008. Já a margem líquida foi de 13,9%.

Para tornar os números comparáveis com empresas do setor, a Rossi adotou uma nova metodologia de cálculo do EBITDA. Sendo assim, no segundo trimestre de 2009, o EBTIDA registrou R$ 90 milhões e a margem ficou em 24,4%, 5,4 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado.

Neste trimestre, as despesas administrativas e comerciais totalizaram R$ 48 milhões, registrando uma redução de 22% em relação ao mesmo período de 2008.  Vale ressaltar que, na medida em que os lançamentos do segmento econômico representam uma fatia maior dos lançamentos totais da empresa, as despesas comerciais, que são padronizadas nesse segmento, serão reduzidas naturalmente.

A Rossi preza pela estratégia de diversificação geográfica e de produtos por segmento de renda da população. Por isso, além do bom desempenho no segmento econômico, a empresa obteve crescimento de 65% nas vendas para os demais nichos do mercado imobiliário em relação ao primeiro trimestre do ano.

Sobre a Rossi
A Rossi é hoje uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil. Presente em mais de 60 cidades, atua em diversos segmentos do mercado imobiliário e tem no seu portfólio inúmeros sucessos de vendas de imóveis residenciais e comerciais, nos mais variados perfis de renda.

Com base em valores como inovação, valorização das pessoas e sustentabilidade, a empresa acredita na construção de relacionamentos de longo prazo com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e acionistas. A Rossi acredita que seu trabalho vai além da construção de residências e locais de trabalho. Seu compromisso é com projetos de vida.
Visite: www.rossiresidencial.com.br ou acesse pelo celular o portal mobile da Rossi: www.rossiresidencial.com.br/mobile

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo