Imprensa

Rossi aposta na regionalização e no segmento econômico

Fonte: PLANIN Worldcom

Publicado em: 10/12/2008

A Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do País, comemora os bons resultados de 2008 e fecha o ano com números positivos. Até o 3° trimestre de 2008, foram lançados mais de 36 empreendimentos, o que representa um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 1,83 bilhão, valor 75% superior ao mesmo período de 2007. No acumulado do ano, a receita líquida alcançou R$ 837,3 milhões, um aumento de 60,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Crescemos em relação ao ano de 2007 e entramos em mercados importantes como os do centro-oeste e do nordeste do Brasil”, destaca Heitor Cantergiani, CEO da Rossi.  O executivo explica que a estratégia de trabalhar com parceiros locais é fundamental para o sucesso da incorporadora em outras regiões do País.

Além de ter expandido sua presença, os empreendimentos da Rossi trouxeram conceitos inovadores. Projetos como o Paulistano Bairro Privativo (São Paulo), o Bairro dos Parques (Porto Alegre) e o Universe, maior edifício da Rossi em Curitiba, demonstraram a capacidade criativa da empresa.

“Estimulamos nossos profissionais a buscarem soluções que ofereceram qualidade de vida, comodidade e segurança aos nossos clientes”, afirma Leonardo Diniz, diretor comercial da empresa.

Para vencer a crescente competitividade do mercado imobiliário, a Rossi desenvolveu um método eficiente para produção de imóveis no Segmento Econômico. “Somos bastante diferenciados no segmento econômico porque temos projetos padrões e custos mensuráveis. Conseguimos recriar um empreendimento como as Praças Residenciais em qualquer região do Brasil”, explica Cantergiani.

Projetos estratégicos nos canteiros de obras também aumentaram a competitividade da construtora. O lançamento do Manual de Procedimentos com Parceiros e as reuniões de boas práticas nas obras foram importantes na conquista de bons resultados e na aproximação com clientes.

“Nossa equipe está cada vez mais focada em inovação, contribuindo efetivamente para os resultados da empresa”, comenta Alcides Gonçalves, diretor de engenharia da companhia.

A forte expansão regional da Rossi também foi sentida pela Rossi Vendas, braço imobiliário da construtora lançado em 2008 e que já apresentou excelentes resultados. Essa divisão da empresa tem unidades em Campinas, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Para reforçar a marca Rossi no mercado nacional, a companhia investiu este ano em um importante projeto de branding. A nova identidade adotada visa reforçar os atributos da marca, tais como relacionamento de longo prazo, inovação e qualidade.

“Antes, o valor da empresa era medido somente pelo seu patrimônio tangível. No entanto, o amadurecimento do mercado de capitais revelou o valor intangível das marcas. Em 2008, a Rossi adotou na logomarca a cor vermelha, mais vibrante, para representar a importância dos relacionamentos com clientes e parceiros de negócio”, revela Cantergiani.

Na área de marketing, os destaques do ano foram a otimização do site da Rossi e o investimento em links patrocinados. “Campanhas pela internet são eficientes porque o comprador é direcionado diretamente para o imóvel que atende às suas necessidades, diminuindo o tempo de consulta e permitindo uma maior interação com a Rossi”, destaca Cantergiani. 

Outra área que inovou em 2008 foi o Relacionamento com clientes, que hoje atende uma base de 43mil clientes cadastrados. Este ano os clientes passaram a contar com o sistema de agendamento eletrônico para visitas a obra, vistorias e dia da medida e também tiveram a possibilidade de avaliar o atendimento através de pesquisa de satisfação eletrônica implantada na central de atendimento ao final de cada ligação.

Para 2009, as expectativas são bastante positivas e a Rossi direcionará seu foco para o segmento econômico. “Este ano, 33% dos nossos lançamentos foram voltados para segmento econômico e, para 2009, nossa expectativa é ter 50% dos empreendimentos com essa característica”, explica Cantergiani.


Números da Rossi (de janeiro a outubro)
- VGV - Valor Geral de Vendas de lançamentos de R$ 1,83 bilhão, 75% superior ao mesmo período do ano anterior
- No acumulado do ano, a receita líquida alcançou R$ 837,3 milhões, um aumento de 60,2% em relação ao mesmo período de 2007
- 36 empreendimentos lançados (7.470 unidades lançadas) – total em VGV de R$ 2.073 milhões, dos quais 71% pertencem a Rossi
- Lançamentos por estado – 5 principais destaques
     • São Paulo (demais cidades) – 2229 unidades, equivalente a R$ 577 milhões
     • Ceará – 1030 unidades, equivalente a R$ 162 milhões
     • São Paulo (região metropolitana) – 883 unidades, equivalente a R$ 393 milhões
     • Bahia – 712 unidades, equivalente a R$ 200 milhões
     • Rio Grande do Sul – 710 unidades, equivalente a R$ 105 milhões


Sobre a Rossi
A Rossi é hoje uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil. Presente em mais de 50 cidades, atua em diversos segmentos do mercado imobiliário e tem no seu portfólio inúmeros sucessos de vendas de imóveis residenciais e comerciais, nos mais variados perfis de renda.

Com base em valores como inovação, valorização das pessoas e sustentabilidade, a empresa acredita na construção de relacionamentos de longo prazo com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e acionistas. A Rossi acredita que seu trabalho vai além da construção de residências e locais de trabalho. Seu compromisso é com projetos de vida.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo