Selo Black Friday

Imprensa

Rossi apoia Instituto Akatu

Fonte: Portal Fator Brasil - RJ

Publicado em: 20/08/2011

Atenta à mudança de comportamento dos consumidores, no intuito de adotar práticas mais conscientes, a Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do País, torna-se a primeira empresa do setor a apoiar o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. A entidade é uma ONG (Organização Não Governamental) que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente.

O objetivo da companhia é estimular clientes e colaboradores a se tornarem mais conscientes em relação a seus valores e comportamentos de consumo, que têm impacto direto na saúde e na qualidade de vida, na sociedade, na economia e no meio ambiente, e ampliar o conhecimento do real significado de sustentabilidade. A Rossi selecionou uma série de ações oferecidas pela organização para que elas façam parte da sua marca, com destaque para as palestras de sensibilização e mobilização à causa, o teste de consumo consciente e a utilização de conteúdos do Akatu.

“No mundo empresarial, para que haja uma ampla compreensão sobre sustentabilidade, é necessário incorporar alguns conceitos no DNA da companhia, ou seja, enraizá-los em sua cultura organizacional, abrangendo missão, visão, valores e estratégia em todos os níveis hierárquicos”, diz a coordenadora da área de sustentabilidade da Rossi, Anelise Castro.

Para iniciar as atividades em parceria com o Instituto, a Rossi fará um trabalho interno de educação e preparação dos colaboradores. A primeira etapa será composta pela aplicação do teste de consumo consciente. Por meio dele, será possível mensurar o nível de conhecimento da equipe em relação ao assunto.

Com base no levantamento, haverá a escolha dos temas para as apresentações destinadas ao público interno. Estas palestras, que serão ministrados por profissionais da ONG, aprofundarão a discussão sobre assuntos como água, energia, resíduos, mudanças climáticas, desperdício de alimentos, dinheiro e crédito, entre outros. “Educar os profissionais da Rossi significa uma evolução de mentalidade e de consciência. Queremos que este tema seja amplamente conhecido e valorizado internamente. A consequência disso são projetos imobiliários e inovações cada vez mais adequados as práticas sustentáveis. Nossa equipe será protagonista deste processo pois entendemos que a nossa casa não é só o lugar onde a gente mora e sim o mundo onde a gente vive e, desta forma, podemos contribuir com meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma a gerente de marketing institucional da Rossi, Vivian Cukier.

Esta fase de conscientização também deve incluir a diretoria da empresa, que participará de workshops com o diretor-presidente do Instituto, Helio Mattar. Após a conscientização dos colaboradores, a Rossi pretende ampliar o conhecimento para todos os seus clientes. Serão produzidos materiais, com o conteúdo do Instituto Akatu, que fornecerão dicas sobre consumo de água e energia, minimização de resíduos, desperdício de alimentos, entre outros. O objetivo é que os clientes possam compreender como é possível obter mais benefícios e rentabilidade por meio de ações efetivamente sustentáveis.

O apoio ao Akatu é mais uma iniciativa da área de sustentabilidade da Rossi em prol da preservação e do uso adequado dos recursos naturais. O novo departamento, criado em 2010, tem o propósito de atuar junto às demais áreas da Rossi, a fim de organizar as ações adotadas pela empresa, disseminá-las entre as regionais, estudar novas tecnologias e processos e identificar oportunidades e riscos para a empresa. “Nosso objetivo é explorar ainda mais as ações já iniciadas”, complementa, Anelise.

Além de investir em soluções ecologicamente corretas nos empreendimentos, nos canteiros de obra e nos escritórios, a empresa criou, ainda, o Guia do Consumo Consciente. Disponível no site da incorporadora, ele tem o objetivo de ensinar como pequenas mudanças dentro de casa podem gerar uma diferença positiva para o meio ambiente. ( www.RossiResidencial.com.br).

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo