Imprensa

Rossi antecipa cenários estratégicos com soluções de ponta

Fonte: SEGS.com.br - SP

Publicado em: 25/11/2009

A Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do País, adota solução de EPM (Enterprise Performance Management) para criar cenários e simulações de suas operações. Com investimento de R$ 1,5 milhão, o projeto posicionará a Rossi num patamar à frente do mercado e a tornará uma empresa ainda mais preparada e competitiva.

“Inovamos, mais uma vez, ao adquirirmos um sistema sofisticado de projeção e de simulação das operações. Com isso, estaremos mais preparados e seremos mais ágeis”, destaca o CFO e diretor de RI da Rossi, Cássio Audi. O executivo complementa que, por meio da tecnologia, a diretoria poderá estudar diversos cenários e ter mais elementos para tomada de decisão.

A agilidade é um dos ganhos desta solução. Antes, a montagem de um cenário demandava envolvimento dos escritórios regionais, inserção de dados no sistema de gestão empresarial e tempo para consolidação das informações. A gama de variáveis permitidas pelo sistema de gestão empresarial estava reduzida em função de alguns indicadores reais como preço de venda, valor de comissão e outros. Todo processo demorava 48 horas e, após a total implementação da solução de EPM, será imediato.

A nova solução garantirá à Rossi a obtenção de informações consistentes, seguras e de qualidade. Inicialmente, as áreas de finanças, controladoria e tecnologia da informação estão envolvidas no projeto. Em breve, outras áreas também serão integradas e, no primeiro semestre de 2010, o sistema deve ser disponibilizado aos parceiros locais da Rossi.

Outro benefício será a montagem ágil de relatórios e a utilização das ferramentas DIM, programadas para extrair informações do SAP. Estas ferramentas disponibilizarão os dados coletados de diversas formas em Desktops, PDA’s e nas plataformas (MS Office, PDF, Internet), de forma fácil e segura.

A solução de EPM, que é da Oracle e estará integrada ao sistema de gestão empresarial SAP da Rossi, será composta pelas seguintes ferramentas: Business Intelligence (BI), Hyperion Planning, Hyperion Strategic Finance, dashboards, banco de dados e DIM.

Pioneira na adoção desta tecnologia no mercado imobiliário, a empresa utiliza há 10 anos o sistema de gestão empresarial SAP. Atualmente, o sistema tem capacidade de administrar uma carteira com 30.000 clientes ativos.

O SAP, que já está na versão 6.0, trouxe para a Rossi a cultura de orçamento e a previsão de gastos de cada área. Além disso, o sistema identifica a origem das transações e das decisões. Hoje, o sistema de gestão empresarial é uma ferramenta estratégica para controle financeiro e operacional dos projetos Rossi. A centralização das informações e a facilidade de controlar obras via SAP são fundamentais para a continuidade do crescimento da empresa.

Enterprise Project Management (EPM)
Primeira solução completa de gerenciamento de perfomance corporativa, que unifica aplicações de gestão e planejamento financeiro, ferramentas de Business Intelligence e de análise e armazenamento de dados. Desenvolvida pela Oracle, a solução EPM é direcionada aos executivos e aos gestores de finanças e de tecnologia de empresas que buscam aperfeiçoar e integrar os processos.

Business Inteligence (BI)
Criado pelo Gartner Group, o conceito de BI surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das empresas para acessar dados e explorar informações, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito. Este processo permite que as tomadas de decisões sejam mais pautadas e assertivas.

A ferramenta de BI é uma das oferecidas pela solução EPM e tem como finalidade avaliar o ambiente empresarial. A Rossi investiu nesta tecnologia para tornar-se ainda mais competitiva dentro do mercado imobiliário.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo