Selo Black Friday

Imprensa

Revitalização com ar de Nova York e Buenos Aires em Porto Alegre

Fonte: Pense Imóveis - RS

Publicado em: 02/05/2011

  O 4º Distrito de Porto Alegre ganhará um empreendimento inspirado nas três maiores experiências internacionais de revitalização de áreas urbanas. O Rossi Fiateci, um complexo que reúne três torres residenciais, uma torre comercial e um centro de compras, é a principal aposta na região campeã de investimentos públicos da cidade – R$ 40 milhões nos último cinco anos. As inspirações para a obra vêm dos bairros Soho e Tribeca, de Nova York, e Puerto Madero, de Buenos Aires.

  A empresa deixa clara essa fonte inspiradora tanto na proposta arquitetônica quanto no nome das três torres residenciais da Rossi, batizadas com os nomes dos bairros estrangeiros. O projeto, cuja concepção levou três anos, vai restaurar e dar nova utilização à área da antiga fábrica de tecidos Fiateci, na Zona Norte da cidade, com um trabalho de retrofit.

  Em Nova York, o Tribeca (região entre Canal Street, Park Place, o rio Hudson e a Broadway) e o Soho (ao sul da Houston Street) tiveram histórias parecidas de revitalização. Os galpões industriais das duas regiões foram convertidos, entre as décadas de 60 e 70, em lofts residenciais. Esses lofts foram, então, ocupados por artistas que trouxeram um ar de charme e sofisticação aos bairros.

  Em Buenos Aires, Puerto Madero passou de uma região portuária decadente a uma das regiões mais caras e exclusivas da cidade. Diferentemente das experiências americanas, o caso portenho ocorreu mais tarde – a virada começou na década de 90.

  “A Rossi comprou a aposta da prefeitura de que o 4° Distrito é um bairro de potencial”, afirma Jaqueline Milstein, arquiteta e gerente regional da Rossi. “Esse tipo de obra muda o perfil do bairro todo, porque cria uma infraestrutura essencial à chegada de outras iniciativas, menores mas também importantes”, ressalta Jaqueline. Sem entrar em detalhes, a gerente regional diz que já há projetos que “vieram de carona” com o Rossi Fiateci.

  Vista dos perfis do Puerto Madero (primeira imagem acima) e, futuramente, uma perspectiva de como deve ficar o Rosse Fiateci (segunda imagem)

  O 4º Distrito é delimitado pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá. A região foi um pólo de desenvolvimento industrial importante na história de Porto Alegre, inicialmente povoado por imigrantes operários que trabalhavam em fábricas cujos prédios históricos ainda existem como o da Neugebauer, o do Moinho Chaves, da Gerdau e o do próprio Fiateci. Chamada de Caminho Novo, foi estruturada no eixo da Voluntários da Pátria, margeando o Guaíba.

  Aproveitar esses espaços, para o diretor da Regional Sul da Rossi Gustavo Kosnitzer, é uma questão de visão de futuro e de ousadia empresarial. “Os bairros da região têm muito potencial”, afirma, destacando que o 4º Distrito já tem uma rede de serviços pronta.

  Jaqueline explica que a concepção do projeto trabalha com o conceito de novo urbanismo, em que se une moradia, trabalho e lazer no mesmo local. “As cidades tinham essa característica antes, caminhando podia-se fazer tudo o que era necessário”, comenta a gerente regional. “Você pode ter empreendimentos que são próximos ao Guaíba; outros que têm a questão da reutilização de prédios históricos; outros que são multiuso e unem moradia, trabalho lazer; outros, ainda, que estejam em uma localização privilegiada,- com fácil acesso a locais estratégicos da cidade - mas o Rossi Fiateci é o único que reúne todas essas características”, resume.

  Um empreendimento desse tamanho requer mudanças no trânsito. Orientada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a construtora vai criar faixas de aceleração e desaceleração no entorno do empreendimento, para viabilizar a entrada e saída dos veículos das torres residenciais e comercial, além dos usuários do centro de compras. Pontos de ônibus e táxi também serão revitalizados, e faixas de seguranças serão pintadas.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo