Selo Black Friday

Imprensa

Região em Porto Alegre ganhará novo shopping

Fonte: Zero Hora - RS

Publicado em: 26/08/2010

Área esquecida por investimentos privados nas últimas décadas, o 4º Distrito da Capital, que inclui os bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo e São João, deve começar a mudar de perfil com novos empreendimentos comerciais e residenciais.

Um projeto, que deve ser lançado até o final do ano, prevê a construção de três torres residenciais, uma comercial e um shopping na quadra da antiga fábrica da Fiateci (foto ao lado) na Rua Voluntários da Pátria. Entre as medidas compensatórias, estão a preservação dos prédios históricos da indústria e a construção de uma praça em parte do terreno.

Ainda sem nome definido, o empreendimento é da Rossi. Serão cerca de 400 apartamentos, 150 salas comerciais e um shopping com 60 lojas. De acordo com o diretor regional da empresa, Gustavo Kosnitzer, a compra da área foi fechada há três anos, e a Fiateci será parceira no projeto. O prazo para a conclusão é de três anos.

– Essa talvez seja a primeira grande obra na região, que já foi o coração de Porto Alegre, mas que, ao longo do tempo, não se desenvolveu. O local tem características únicas, como a proximidade com o Moinhos de Vento e o Centro, e vista espetacular para o Guaíba – afirma Kosnitzer.

O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) prevê também a criação de um museu sobre a história do 4º Distrito e a doação de um prédio à associação de moradores, entre outras ações (confira quadro ao lado). As medidas ainda podem ser negociadas. Segundo informações da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), o termo de compromisso – em que são relacionadas todas as medidas mitigatórias e compensatórias do empreendimento – ainda não foi assinado.

A fábrica de tecidos Fiateci deixou de operar no local em maio deste ano, quando se mudou para Canoas.

– Completamos um ciclo. A instalação da empresa gerou a urbanização de praticamente toda essa área. Depois de 119 anos, nós acreditamos que esse empreendimento pode revitalizar a região. Ao mesmo tempo, estamos seguindo a nossa trajetória com uma nova fábrica – explica o diretor-presidente da Fiateci, Sérgio Beck.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo