Imprensa

Projeto na área na antiga Fiateci recebe Estudo de Viabilidade Urbanística

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre - RS

Publicado em: 23/12/2009

O Estudo Viabilidade Urbanística (EVU) para a reciclagem de uso dos prédios existentes e construção de quatro edifícios na área da antiga fábrica de tecidos Fiateci foi entregue hoje, 22, pelo secretário do Planejamento, Márcio Bins Ely, a representantes da empresa Rossi. O projeto prevê a reciclagem de uso dos quatro prédios da fábrica, com a construção de lojas, um supermercado e estacionamento.

No imóvel de 36 mil metros quadrados, situado na esquina da rua Voluntários da Pátria com avenida São Pedro, também serão erguidos três edifícios residenciais e um de escritórios, além do Memorial do Tecido para resgatar a trajetória da Fiateci e a história do 4º Distrito. Segundo o diretor regional da Rossi, Gustavo Kosnitzer, o empreendimento está orçado em R$ 72 milhões de reais, sendo que a primeira etapa será a construção de um centro comercial. "O projeto será um marco para a revitalização do 4º Distrito" destaca o secretário Márcio Bins Ely.

O Estudo de Viabilidade Urbanística, aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), analisa o impacto que será provocado pelo empreendimento e indica as medidas para reduzir ou compensar os efeitos causados nos arredores.

Fundada em 6 de agosto de 1891, a Fiateci é um marco na história de Porto Alegre. Além de sua contribuição para o desenvolvimento da indústria têxtil nacional, foi importante para o crescimento urbano. Após definir o local de instalação da fábrica, a empresa planejou a abertura de ruas como o Caminho Novo (hoje Voluntários da Pátria) e a avenida Bahia, dando origem às avenidas São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Farrapos e arredores. Quatro anos depois, foram construídas casas de alvenaria para os funcionários da fábrica, formando o núcleo inicial do 4º Distrito.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo