Na Rossi
não tem apartamento
vendido.
Tem apartamento
comprado.

Imprensa

Primeiro imóvel: como realizar esse sonho?

Fonte: Viva real

Publicado em: 30/09/2016

Comprar o primeiro imóvel nem sempre é fácil, mas seguindo algumas dicas e planejando, a decisão e o processo podem se tornar mais simples. Geralmente, um imóvel é o bem que mais demanda dinheiro por parte do comprador. Por isso, não é uma tarefa simples adquirir um, já que é uma propriedade que requer muito planejamento e isso não engloba apenas capital. Analisar localização, escolas, transporte público, comércios, hospitais e outras facilidades faz parte do processo antes da compra do domicílio.

 

Com algumas dicas é possível que a compra do imóvel se torne um pouco menos complexa. Confira.   

O que analisar antes de comprar o primeiro imóvel?

Tipo de imóvel

É necessário entender suas reais necessidades. Se for um casal, que está começando a vida juntos, ou até mesmo um solteiro, pode ser que um lar menor seja o suficiente. Entretanto, famílias maiores, que já têm ou pretende ter filhos, deve pensar em uma casa com mais quartos. Avalie os prós e contras entre casas e apartamentos também, especialmente quem têm animais de estimação.

Onde morar?

Antes de escolher uma casa ou apartamento para comprar, vale pesquisar alguns bairros que combinem com o seu perfil e dos outros moradores. Caso já tenha um bairro pré-definido, pesquise sobre ele, até mesmo ouvindo relatos de quem já mora lá há algum tempo. Pesquise o preço médio do metro quadrado da região.

Tipos de financiamento

Geralmente, quem vai comprar o primeiro imóvel não está muito acostumado com o mercado imobiliário. Seja qual for a maneira de financiar - banco ou empresa especializada - ao procurar esse tipo de serviço é necessário aproveitar todos os recursos e fazer propostas, sem receio.

 

Sempre que possível, realize simulações em quantos lugares forem possíveis. Também vale conversar com os responsáveis pelo investimento. Se ainda restar dúvidas, pergunte e esclareça todo e qualquer ponto pendente antes de fechar a compra do imóvel.

 

Na planta ou usado?

A decisão entre comprar um imóvel na planta ou usado é muito importante. Algumas pessoas evitam imóveis usados com medo de problemas futuros. Apesar do risco, o preço desse tipo de moradia, geralmente, é mais em conta do que de domicílios na planta ou novos. Basta observar as instalações para garantir que o lar está em bom estado.

 

Em contrapartida, os imóveis na planta também são boa escolha em alguns casos. Pesquisando diversos condomínios e começando a pagar cedo, quase todos os processos podem ser negociados para que o sonho da casa própria se realize. Independente de qual for a escolha, um lar requer reparos e cuidados, seja com parte elétrica e hidráulica ou com pinturas. O importante é avaliar as condições e optar pelo que mais se adequa à situação, avaliando os gastos imediatos e também os futuros, além de impostos e taxas que estão inclusos na compra de um domicílio.

Avalie o imóvel escolhido

Depois de decidir por um lar, avalie as condições burocráticas e estruturais. Confira rede elétrica, encanamentos e a infraestrutura. Pense: vale a pena colocar suas economias nas reformas pendentes dessa residência ou é melhor buscar um lar um pouco mais caro, mas que não precise de tantos reparos imediatos?

Como economizar para comprar o primeiro imóvel

O hábito brasileiro de comprar parcelado forçou ainda mais as compras a prazo. Ir à loja de eletrodomésticos ou móveis, por exemplo, e sair sem deixar nenhuma dívida é quase impossível. Porém, aqueles que desejam comprar o primeiro imóvel devem tentar arcar com os compromissos pendentes e acabar com as dívidas. Quanto mais comprar à vista e somente o que precisar, melhor.

 

Ter economias guardadas também é outra dica. O status financeiro pessoal pode mudar de uma hora para outra e, com dinheiro guardado, é possível ficar um pouco mais distante dos cheques especiais e cartões de crédito, além de também conseguir arcar com a dívida do imóvel por um tempo. Não é aconselhável financiar mais de 50% do imóvel. Quanto maior for a entrada, menor será o tempo de pagamento da residência ou o valor das parcelas.

 

Pense com atenção em todos os pontos citados e em outros que achar necessário, uma vez que esse é um dos bens que mais requer aplicação do dinheiro do consumidor. 

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo