Selo Black Friday

Imprensa

Pará bate novo recorde na venda de imóveis

Fonte: O Liberal - PA

Publicado em: 13/12/2010

O Pará é o Estado que teve o maior crescimento na construção e aquisição de imóveis em toda a região Norte. Somente nos seis primeiros meses de 2010, foram 2.517 unidades financiadas, representando um aumento de 122,94%, em relação ao mesmo período do ano passado. Esse número corresponde a quase metade dos 5.738 imóveis financiados em toda a região Norte.

Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e mostram o salto que o setor imobiliário teve no Pará nos últimos anos. De acordo com a pesquisa, de janeiro a junho de 2010 o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) concedeu R$ 247,69 milhões em financiamentos para a construção e a aquisição de imóveis no Estado. Já em 2009, nesse mesmo período, o valor foi de R$ 123,87 milhões, ou seja, uma variação de 99,95%. O Pará registrou uma variação maior que a nacional, 75,98%, e a da região Norte, 46,41%.

Roberto Sena, economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), explica que com a estabilização da economia o setor imobiliário está sendo "bombardeado" pelos investimentos e cresce praticamente todos os meses do ano. "É um dos setores que mais está puxando o emprego no Estado do Pará e que, quando cresce, alavanca todos os outros, como o comércio e a indústria", confirma.

Somente no último ano, de acordo com uma pesquisa feita pelo Dieese, a geração de emprego na construção civil aumentou em 14,48%. De outubro de 2009 a setembro de 2010, foram realizadas no setor 52.458 admissões contra 44.881 desligamentos, gerando um saldo positivo de 7.577 postos de trabalho. Na região Norte, o percentual foi de 21,26%. Para efeito de comparação, nos nove primeiros meses de 2010, a geração de empregos aumentou 13,23%, enquanto que, em 2009, o saldo foi negativo em 0,53%.

"Nos anos 80, o desemprego foi muito grande, principalmente nesse setor. Foi um período de muitas invasões e a Caixa Econômica Federal parou de financiar imóveis", explica Sena, ressaltando que, agora, os investimentos imobiliários estão batendo todos os recordes, não só no Pará, mas no Brasil. Para o economista, a tendência é de expansão ainda maior nos próximos três anos. "É um setor que tem sido contemplado com investimentos maciços, principalmente por causa dos programas do Governo Federal."

Investimentos

Não são poucas as empresas nacionais que migram para a capital e fincam seus negócios no mercado paraense. Os investimentos e as parcerias começam a modificar a paisagem urbana de Belém e dos bairros da Região Metropolitana, com novos edifícios em construção, alguns já com estilo contemporâneos, bairros planejados, homeoffices e chácaras de lazer.

Qualificação

Porém, as grandes incorporadoras buscam não somente o nicho de venda, mas também profissionais capacitados para atender os padrões de qualidade das suas sedes nos grandes centros. Baseados nisso, profissionais do segmento local buscam a qualificação com o intuito de atender as expectativas dessas empresas, enquanto que as instituições correm para oferecer cursos voltados aos serviços da área.

O professor de Direito da Estácio Fap e coordenador do curso de pós-graduação em Direito Imobiliário da instituição, André Meira, faculta a criação do curso inédito em Belém ao crescimento deste setor no último ano. "Não é difícil perceber o ‘boom’ do mercado imobiliário, especialmente o número de empresas nacionais, e mesmo estrangeiras, que estão se voltando para cá em busca de parcerias no Estado. Diante desse cenário, vamos levar conhecimento específico e aplicado, preparando os profissionais para atuar com diferencial no setor. Os nossos alunos serão os primeiros especialistas no atendimento a clientes ou a compradores com o conhecimento jurídico para a área imobiliária. Isso vai ajudar na hora da venda de imóvel ou para fechar parcerias. E, o mais interessante, o público deste curso não é, necessariamente, bachareis em Direito, mas corretores, empresários e pessoas graduadas que queiram oferecer o melhor serviço", conta André.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo