Selo Black Friday

Imprensa

Obra do Palhano Business Center utiliza tecnologia inédita em Londrina

Fonte: SEGS.com.br - SP

Publicado em: 13/10/2011

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos canteiros de obras. Em Londrina, a Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do País, em parceria com a Montosa Construtora, está aplicando uma técnica inédita na cidade durante a etapa de fundação do empreendimento Palhano Business Center.

Conhecido como “estacas escavadas com lama e acrescidas de estacas raiz na ponta”, o método também é utilizado na construção de pontes, viadutos e outras obras complexas da construção pesada. O processo consiste em escavar as estacas com o uso de lama bentonítica (produto estabilizante) e executar estacas raízes a partir da sua ponta, até atingir a rocha no subsolo. Maquinários de última geração vindos da China estão sendo utilizados para a execução da obra.

Responsável pelo projeto, o professor Carlos José Marques da Costa Branco, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), explica que o perfil geotécnico do terreno exige uma infraestrutura mais elaborada para assegurar a solidez do edifício.

“Para ter uma base reforçada é necessário fixar as estacas na rocha sã, pois o terreno é composto por um estrato de solo superficial de pouca capacidade de suporte para a complexidade do projeto. Soma-se a isso o fato de termos no terreno o nível d’água subterrâneo. Por isso optamos pela escavação de estacas até atingirmos a rocha sã”, diz Costa Branco.

Localizado no bairro Gleba Palhano, o Palhano Business Center fica próximo ao Shopping Catuaí e a uma ampla rede de serviços, com universidades, supermercados e bancos. A região é considerada exemplo em qualidade de vida, além de ser considerada uma dos mais valorizadas e seguras da cidade. Organizada de forma verticalizada, a área está se tornando referência como ponto comercial do município, ideal para investir, trabalhar e morar.

O empreendimento trará um conceito inovador para cidade, reunindo serviços e conveniência. O projeto será construído em um terreno com mais de 4,5 mil metros quadrados e terá vista privilegiada para o Lago Igapó, uma das últimas áreas com este perfil na região.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo