Imprensa

Moradores do Villa Flora realizam Ecocaminhada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Fonte: Alfapress Comunicações

Publicado em: 02/06/2008

Para o evento, ONG Gira Sonhos e Gruma realizam trabalhos de conscientização

Para integrar as atividades da semana internacional do meio ambiente, um grupo de voluntários que vivem em Villa Flora, bairro planejado construído pela Rossi em Sumaré, organizou uma grande atividade de mobilização e conscientização sobre questões ambientais. A partir das 14h do próximo sábado, será realizada a primeira ecocaminhada, em um percurso que inclui os principais pontos ecológicos do bairro. As inscrições são gratuitas, abertas à comunidade e podem ser feitas na hora.

No momento da inscrição, as crianças que participarem da ecocaminhada ganharão um “mapa passaporte”, com todos os pontos pelos quais o grupo irá passar. “A idéia é mostrar para as pessoas locais dentro do próprio bairro que possam despertar a consciência ambiental, como uma área de preservação que existe ali e muita gente nem conhece”, explica a integrante da ONG Gira Sonhos, Pérola Regina. “Quando passarmos pelo ponto da coleta seletiva, por exemplo, os moradores que estruturaram todo o processo vão explicar as etapas, o destino do que é coletado e a importância da separação do lixo”, completa. A cada etapa, as crianças que estiverem com seu mapa ganham um carimbo que atesta a participação e é marca do conhecimento adquirido.

Segundo os organizadores, a caminhada é apenas o primeiro passo para despertar uma cultura de preservação que pense nas questões ambientais do dia-a-dia. Com lemas como “Cuida da natureza que ela cuida de você” e “fazer o bem faz bem”, a Ecocaminhada pretende desenvolver a cidadania ambiental, orientar sobre ações que possam fazer a diferença e mostrar que atitudes simples podem ter um grande impacto a longo prazo, reconhecendo, em ações conjuntas, que é também possível resolver socialmente algumas das questões ambientais.

A idéia do evento partiu de um grupo de moradores do Villa Flora, liderados pelo diretor de meio ambiente da Associação dos Moradores, Guilherme Silvério de Souza, que montaram o GRUMA (Grupo de Meio Ambiente Villa Flora) buscando desenvolver atividades voltadas para o meio ambiente, inspirados na premissa de que a qualidade de vida e o equilíbrio do indivíduo dependem do equilíbrio da comunidade. O GRUMA buscou então uma parceria com a ONG Gira Sonhos, no intuito de capacitar seus integrantes, de forma que todos tivessem uma base estruturada para realizações de outras atividades no bairro.

A primeira ação do grupo, feita após uma pesquisa sobre a quantidade de óleo de cozinha que era descartado pelos moradores, foi a implantação de postos de coleta do material, doando aquilo que seria depositado no meio ambiente para a ONG SHD, responsável por repassar este material para uma empresa que o transforma em biodiesel. Com o sucesso da atividade, o grupo decidiu que a próxima grande ação deveria ocorrer na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em cinco de junho. A ecocaminhada é a primeira de muitas outras ações que o GRUMA pretende realizar, mantendo uma atuação constante no bairro.

O evento pode ser associado ao trabalho de formar agentes multiplicadores, parte dos objetivos da ONG Gira Sonhos. Criada em 1995 por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e educadores, a Gira Sonhos vem desenvolvendo um trabalho no Villa Flora desde a sua concepção, focado na meta de sensibilizar e conscientizar os moradores sobre a importância da revitalização e da integração dos valores humanos. Utilizando o conceito de DNA SocialR, com o qual defende que uma alta qualidade de vida para a comunidade se realiza com a implementação de ações que promovem o relacionamento cooperativo entre os moradores, os trabalhos coordenados pela ONG são desenvolvidos por voluntários do próprio condomínio, que se dispõem a dedicar seu tempo livre à área social, incentivando o espírito comunitário. Atualmente, todos os trabalhos são desenvolvidos através da Sala Cultural, que fica dentro do Villa Flora.

Inspirado por este trabalho, que oferece ações práticas de formação da responsabilidade social, é que um grupo como o GRUMA pôde desenvolver ações como a Ecocaminhada. Em um empreendimento que possui 173 mil metros quadrados de área verde, mais que o dobro do exigido pela Lei Brasileira de Parcelamento do Solo e Preservação do Meio Ambiente, a cidadania ambiental deve fazer parte do dia-a-dia de cada morador e o uso consciente dos recursos, estimulado pelas ações de conscientização e interação que existem no bairro, já pode ser rotina.

Sobre a Rossi
Ser uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil. Estar presente em mais de 50 cidades, com escritórios regionais em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, São José do Rio Preto e Salvador. Foi mais do que isso que a Rossi construiu nesses quase 30 anos de atuação: tornamos concretos milhares de projetos de vida. Acreditamos que as necessidades das pessoas estão em constante evolução. Por isso, temos como missão empreender soluções imobiliárias inovadoras, tendo como foco as pessoas, a comunidade e o meio ambiente. A Rossi atua, assim, em diversos segmentos do mercado imobiliário e conta em seu portfólio inúmeros sucessos de vendas de imóveis residenciais e comerciais. Assim como qualquer construção, uma marca tem de estar apoiada sobre fortes pilares. Conhecimento, entusiasmo, humildade, inovação, integridade, valorização das pessoas e sustentabilidade. É sobre estes valores que edificamos o nosso trabalho. Com base neles, a Rossi busca construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes, fornecedores, parceiros e acionistas. Afinal, sabemos que, mais que construir residências e locais de trabalho, nosso compromisso é com projetos de vida.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo