Imprensa

I Fórum DNA Social

Fonte: Planin Worldcom

Publicado em: 15/04/2010

A ONG Gira Sonhos promoverá, em 24 de abril, o I Fórum DNA Social, com apoio da Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil, que tem parceria com a ONG há mais de dez anos. O fórum é o primeiro evento entre as várias comemorações dos 15 anos que a ONG completa neste ano.

Com o tema “Compartilhando boas ações com o mundo”, o evento será realizado no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp. A proposta do fórum é levantar questões sobre a vida em comunidade e as relações humanas no século XXI por meio de troca de experiências entre os participantes e convidados.  

“Nossa fórmula é propiciar um ambiente em que os valores humanos possam ser vivenciados com ações que despertem, em cada pessoa, a própria manifestação do seu talento pessoal em prol do ambiente em que convive e, a partir daí, ajude a criar uma sociedade digna de ser vivida com um ambiente de colaboração união e paz”, explica a presidente da Gira Sonhos, Cláudia Pellegrino.

O projeto DNA Social serviu de embasamento para uma experiência de grande sucesso: em 1999, a Rossi lançou o projeto Villa Flora, bairro planejado de acordo os princípios do novo urbanismo e que tem o objetivo de ampliar a integração e a cooperação entre os condôminos, estimulando a autonomia, a criatividade e a solidariedade da comunidade, que se envolve em ações de administração participativa.

Esse conceito foi finalista da categoria Residencial no Prix D’Excellence, o maior prêmio mundial do setor imobiliário, oferecido pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias. Na ocasião, o projeto recebeu menção honrosa.

“A Rossi sempre busca assegurar o bem-estar dos seus clientes. E, para aprimorar cada vez mais sua filosofia, firmou essa parceria com a ONG Gira Sonhos, que resultou no trabalho diferenciado de priorizar a valorização das relações humanas”, afirma a gerente nacional de produtos da Rossi, Andréa Nascimento.

Para ela, a ONG tem realizado um trabalho exemplar junto aos moradores do condomínio Villa Flora, onde está localizada. Essa parceria com a Rossi tem ajudado na geração de ambientes saudáveis dentro dos condomínios residenciais, onde cada morador, com o incentivo da Gira Sonhos, colabora para o bem-estar de todos.

O I Fórum DNA Social terá a participação de personalidades que possuem projetos de transformação da sociedade como a atriz, apresentadora e produtora cultural Lala Deheinzelin, fundadora do Crie Futuros, um movimento que busca a interação de diversas disciplinas para semear imagens de futuros desejáveis para motivar, orientar escolhas e inspirar inovação. Na ocasião, ela fará uma animada dinâmica com a interação de todos.

Além disso, o evento conta também com a participação especial do ator Marcos Becker, do Grupo Paraladosanjos. E, para finalizar o encontro, a bailarina, coreógrafa e professora Betty Gervitz convidará a todos para uma vivência de dança pela paz.

“Para esse bate-papo, a idéia é criar um ambiente simples com boas conversas que gerem iniciativas colaborativas nas comunidades onde os participantes do fórum vivem ou atuam”, completa a presidente da ONG, que também é artista e educadora.

Andréa completa que é muito importante para a Rossi colaborar para a realização desse fórum, porque, desta forma, conseguem demonstrar que o trabalho realizado há dez anos na comunidade com a ONG Gira Sonhos agrega valor aos moradores, que interagem constantemente com seus vizinhos.

Para os interessados em participar do I Fórum DNA Social, as inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site www.girasonhos.org.br. Além disso, ao se inscrever, o internauta participará, automaticamente, de sorteios de diversos prêmios. E, no local do evento, haverá monitores para entreter as crianças que acompanharem os pais com diversas atividades.

Programação:

13h30: Recepção e cadastramento dos participantes

14h: Abertura oficial - Cláudia Pellegrino, Miriam Ramos da Silva Moreira e Arnoldo de Hoyos – Fundadores da ONG Gira Sonhos

14h30: Dinâmica “Crie Futuros” com Lala Deheinzelin

16h: Intervalo – Intervenção Cênica – Participação de Marcos Becker (Paraladosanjos)

16h15: Bate-papo de convidados especiais com a platéia
Tema - Desafios e Soluções para uma vida harmoniosa em comunidade

17h30: Encerramento - Dança Circular com Betty Gervitz com a participação do público

Serviço:
I Fórum DNA Social “Compartilhando boas ações com o Mundo”
Evento Gratuito
Quando: sábado, dia 24 de abril, das 13h30 às 18 horas
Onde: Casa do Lago - Unicamp
Inscrições no site: www.girasonhos.org.br

Sobre a Gira Sonhos
Organização Não Governamental criada em 1995 por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, artistas e educadores. Sua marca registrada é a Alegria e sua missão é contribuir para o desenvolvimento de indivíduos, organizações e comunidades através da educação e da arte, promovendo criatividade, paz, cooperação, identificação e aprimoramento de talentos pessoais e dos grupos. A ONG utiliza formas alegres e criativas de sensibilização e busca recuperar valores éticos, estéticos e espirituais nos indivíduos e em grupos com os quais atua, para estimular uma cultura de paz na sociedade.

Seus Projetos 

DNA Social - Capital Social - Viver em comunidade com a qualidade
O DNA Social é um projeto desenvolvido pela ONG há mais de 12 anos. Com ele, a ONG proporciona em cada comunidade que trabalha um ambiente em que os talentos humanos são respeitados e estimulados a participar de modo colaborativo da comunidade onde vive.

Jogo Ecologia da Paz – Divertindo e educando
Este jogo, disponível no site da ONG, permite que pessoas de qualquer idade divirtam-se e tornem-se um agente construtor de um mundo melhor. Nas versões português, inglês e espanhol, o jogo tem um percurso interativo, dinâmico e colaborativo, que visa a sensibilizar tanto as crianças quantos os educadores quanto aos valores humanos, culturais e ecológicos. Ele pode ser jogado de diferentes formas, com o tabuleiro presencial ou na Internet. Este jogo é resultado de um trabalho educacional da ONG Gira Sonhos que se tornou tese de Doutorado de Cláudia Pellegrino em 2001, pela PUC SP, e tem contribuído como meio para a formação de crianças e educadores.

Professores da Alegria - Compartilhando a Alegria de Educar
Este projeto, desenvolvido desde 1997, promove valores humanos nas escolas e na sociedade com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da revitalização e integração dos valores humanos na educação.

Por meio do curso de formação "Professores da Alegria" há o resgate da criança interior e a auto-estima do educador, despertando a alegria e prazer ao processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a ONG forma agentes multiplicadores com autonomia para trabalhar de maneira criativa, com visão social e solidária.

Os inúmeros resultados desse projeto demonstram que a Alegria tem o poder de transformar o indivíduo, o ambiente da escola, a família e a comunidade em geral.

Oficinas e espetáculos – Respeitável Público
Música dança, poesia e brincadeiras. Espaço de Vivência de valores humanos em todo e qualquer ambiente.

Picadeiro Imaginário
Uma aula-espetáculo onde um Picadeiro Imaginário cria um ambiente lúdico de aprendizagem, no qual o espectador e ator tornam-se UM.

A matéria básica deste Espetáculo é o Valor Humano, podendo qualquer tema ser trabalhado de forma lúdica e instigante.
Público Alvo: Gestores e Educadores de Organizações públicas e privadas e empresariais.

Consultorias
Tecendo redes colaborativas em ambientes de trabalho

A equipe da Gira Sonhos convida pessoas e empresas a experimentarem uma nova maneira de ser e conviver o dia-a-dia. Realiza consultorias, diagnosticando o clima organizacional e, a partir daí, transforma com criatividade e alegria o ambiente de trabalho da empresa, proporcionando a revitalização das relações humanas.

Exemplos de atuações:
• Pesquisas e inovações em criatividade
• Novas metodologias de pesquisa
• "De Bem com a Vida" - oficinas de sensibilização, apresentações musicais e teatrais.

Quem faz a ONG Gira Sonhos acontecer
Adriana Paes Leme. Mestranda em Arte-Educação pela Unicamp; atriz e arte educadora pela Universidade Federal de Uberlândia (2003); atua na área de teatro e dança; ministra aulas de teatro, oficinas artísticas, e na produção de projetos desenvolvidos pela ONG Gira Sonhos.

Arnoldo de Hoyos. Pesquisador em Estudos do Futuro; PhD pela Universidade de Califórnia, Berkeley (1970); Pós-doutorado na Universidade de Oxford (1985); Professor da OEA (1970-1977), Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1978) e PUC-SP (1980); Vice- Presidente da ONG Gira Sonhos. Áreas de Interesse: Estudos do Futuro, Tecnologias do Conhecimento, Desenvolvimento Humano e Organizacional. Responsável no Brasil pelo Projeto Milênio da Universidade das Nações Unidas e World Future Society.

Cláudia Pellegrino. Doutora em Educação pela PUC-SP (2001); Mestre em Multimeios pela UNICAMP (1996); Pesquisadora do Projeto Redes Telemáticas na Educação/OEA/PUC-SP; Consultora de empresas; Colaboradora Natura desde 2006 até a presente data, artista e Presidente da ONG Gira Sonhos.

Graziela Valentim. Trabalhou por 15 anos na Unicamp com administração e captação de recursos para pesquisas e projetos (IEL-UNICAMP). Experiência de 12 anos na área de gestão de negócios em empreendimentos próprios e consultorias na área organizacional. Na ONG Gira Sonhos é Coordenadora de Projetos.

Júlia Ramos Murtinho. Formada em Administração de Empresas pela Facamp (2007); com especialização na Gestão do terceiro setor pela FGV (2009); experiências na área de Recursos Humanos e Atendimento ao Cliente; na ONG Gira sonhos, atuou como monitora em eventos culturais e educacionais e hoje é Coordenadora de Projetos.

Marisa Guimarães. Formada em Artes Plásticas pela Universidade de Bauru, atua na ONG Gira Sonhos como fotógrafa e na gerência de projetos educacionais e de desenvolvimento comunitário.

Marita Schimidt. Psicóloga pela PUC-Campinas; Coordenadora Assistente do Projeto Semente Comunitária - Rossi Residencial e Gira Sonhos; Gerente de Projetos desenvolvidos pela ONG Gira Sonhos; Especialista em dinâmicas de grupo e processo criativo.

Meira Cardoso. Produtora de Espetáculos desde 1980; Produtora da Aula – Espetáculo O Picadeiro Imaginário e de projetos desenvolvidos pela ONG Gira Sonhos.

Miriam Ramos da Silva Moreira. Terapeuta Ocupacional, com pós-graduação em Gestão e Estratégia de Empresas pelo Instituto de Economia da Unicamp. Experiência em posições gerenciais e consultoria em desenvolvimento profissional e organizacional. Intensa atuação em elaboração e acompanhamento de projetos sociais nas áreas de educação e desenvolvimento comunitário.
Vice-presidente da Gira Sonhos.

Assessores
Rosa Alegria. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo – USP; Mestre em estudos do Futuro pela Universidade de Houston; Especialista em planejamento de futuro utilizando várias metodologias, entre elas o Método apreciativo; Consultora de empresas; Vice-presidente da ADVB; Conselheira do conselho estadual da condição feminina e coordenadora do Movimento Mídia da Paz.

Colaboradores
Camila Vannuccini. Graduada em Ciências Sociais pela PUC Campinas (2003); Estagiária do Laboratório de Ensino Sociedade e Cultura da PUC Campinas (LESC) de 2000 a 2002; Estagiária da XEROX do Brasil de 2001 a 2003; Gerente Operacional do Projeto RIAPAZ – ONG Gira Sonhos. Técnica de iluminação e produtora da Aula – Espetáculo “O Picadeiro Imaginário”.

Pérola Ribeiro. Mestre em Educação pela PUC-SP (2002) e mãe; atriz formada pela Unicamp; iniciou-se em clown em 1991 com Luís Otávio Burnier e desde então pesquisa o universo clownesco. Atua na gerência de projetos desenvolvidos pela ONG Gira Sonhos.

Sobre a Rossi
Completando 30 anos em 2010, com presença em aproximadamente 70 cidades do País, a Rossi é uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil. A empresa atua em diversos segmentos do mercado imobiliário e tem no seu portfólio inúmeros sucessos de vendas de imóveis residenciais e comerciais, nos mais variados perfis de renda.

Com base em valores como inovação, valorização das pessoas e sustentabilidade, a empresa acredita na construção de relacionamentos de longo prazo com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e acionistas. A Rossi acredita que seu trabalho vai além da construção de residências e locais de trabalho. Seu compromisso é com projetos de vida. Visite: www.rossiresidencial.com.br ou acesse pelo celular o portal mobile da Rossi: www.rossiresidencial.com.br/mobile

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo