Selo Black Friday

Imprensa

Galileu visita maior realidade aumentada do mundo

Fonte: Galileu - SP

Publicado em: 02/07/2010

O Brasil conseguiu cravar mais um recorde no Guinness Book. Dessa vez a façanha foi da Construtora Rossi, que criou o maior código de realidade aumentada do mundo. A tecnologia fez parte do ato de lançamento do prédio comercial Fibrasa Connection, em Vitória. No último dia 24 de junho, os clientes puderam sobrevoar de helicóptero o terreno do futuro edifício e ver numa tela de laptop uma projeção virtual do prédio. Antes mesmo de o primeiro tijolo ser colocado no local, os clientes puderam ver como seu futuro imóvel vai interagir com a paisagem local.

No dia 30 de junho, a revista Galileu acompanhou a visita de Carlos Martinez, árbitro do Guinness Book, ao local. Depois de sobrevoar o marcador e constatar que a realidade aumentada realmente funcionava, o juiz foi até o terreno, medir o tamanho da lona onde o marcador foi desenhado. A intenção dos organizadores era que ela tivesse exatos 900m², mas a medição do árbitro constatou 898,2m². Mesmo assim, o marcador é o maior do mundo e a realidade aumentada entrou para o livro dos recordes, que ainda não tinha nenhuma categoria do tipo. “Para abrir uma nova categoria, precisamos de um fato extraordinário. E esse caso é realmente impressionante: uma tecnologia nova, que está se implementando, e que tem o tamanho de um prédio”, disse o árbitro. Depois da medição, o juiz entregou um documento à construtora, comprovando a premiação.

A Galileu também subiu no helicóptero para conferir a realidade aumentada. O terreno fica numa das áreas mais bonitas da cidade, a Enseada do Suá, de frente para o mar e cercado de pontos turísticos. Lá do alto, a paisagem real impressiona, já a virtual nem tanto. O prédio projetado no laptop nem de longe pode ser confundido com um real, mostrando o quanto a tecnologia da realidade aumentada ainda precisa ser desenvolvida. Mas, para a área de negócios e publicidade das construtoras, a projeção parece ser uma boa ideia. Futuros compradores podem ver uma maquete, mesmo que pixelizada, de seu futuro imóvel interagindo com a paisagem real do entorno. A realidade aumentada é um passo em direção à publicidade do futuro.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo