Na Rossi
não tem apartamento
vendido.
Tem apartamento
comprado.

Imprensa

Como aproveitar a varanda de seu apartamento novo?

Fonte: Viva real

Publicado em: 27/10/2016

Quando compramos um apartamento novo, a varanda não costuma ser um item principal analisado. No entanto, esse cômodo não fica esquecido após a mudança e pode ter diversas utilidades, dependendo do tamanho e da necessidade do morador.

 

Por definição, varanda é um avanço externo da casa ou apartamento, coberto e, geralmente, com grades ou vidros. Um ponto importante, tanto em casas quanto em apartamentos, é que a varanda pode ser considerada área construída do imóvel, e assim, ser incluída no cálculo do preço do local ou do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Cada município define na lei de zoneamento da cidade se a varanda fará ou não parte do cálculo.

 

Existem diversas formas de aproveitar a varanda em seu apartamento. Confira algumas dicas:

 

Varanda gourmet

 

Muitos empreendimentos já contam com essa configuração na planta. Varanda gourmet é aquela que apresenta churrasqueira, forno para pizzas, pia ou outros equipamentos que transformam o espaço em uma área de convivência com amigos e familiares.

 

Mesas, puffes, cadeiras e poltronas costumam fazer parte do espaço também, assim como plantas e quadros decorativos. Caso seu apartamento novo não venha com a varanda gourmet, é possível decorá-la do seu jeito e criar o mesmo ambiente.

 

Jardim/horta

 

Quem gosta de áreas verdes, pode aproveitar a varanda para sentir-se mais próximo da natureza, mesmo em metrópoles. É possível criar um jardim vertical ou até uma horta caseira e ter flores, ervas frescas e hortaliças sem agrotóxicos enfeitando o lar e melhorando a saúde dos moradores.

 

Vasos, floreiras, canos de PVC e até garrafas PET podem ser utilizadas para a plantação, que deve ser regada e adubada. Pesquise plantas que não tenham raízes muito profundas e organize-as conforme a incidência de luz solar e a necessidade de cada uma.

 

Você pode investir em flores, vasos coloridos e até plaquinhas com o nome de cada planta para ajudar na decoração e identificação das espécies.

 

Brinquedoteca

 

Quem tem filhos pequenos sabe a bagunça que o apartamento pode ter por mais que você tente arrumar. A varanda pode ser transformada em uma brinquedoteca, assim, as crianças ganham um espaço só para elas e seus brinquedos, sem maiores preocupações.

 

Para isso, certifique-se de colocar redes de proteção, caso a varanda não seja totalmente fechada e impedir que os pequenos consigam abrir e fechar a porta. A diversão fica garantida e a bagunça, localizada.

 

 

Espaço relax

 

Quem não gosta de ter um espaço para relaxar e ler um livro? É possível transformar a varanda com espreguiçadeiras, poltronas e puffes para esse fim. Se ela for fechada, até mesmo a biblioteca pode ser montada no local. Conte ainda com uma decoração clean, algumas plantas e aromatizadores.

 

 

Sala de jantar

 

Nem sempre os apartamentos contam com espaço suficiente para uma sala de jantar. Por isso, a varanda pode ser utilizada para esse fim. Em noites quentes, é possível abrir as janelas e realizar um jantar com o frescor da noite, assim como cafés da manhã ou da tarde quase ao ar livre.

 

Invista em móveis de madeira e de estilo rústico na varanda e tenha uma excelente sala de jantar, além de aumentar o espaço da sala de estar.


A varanda de um apartamento novo pode ser utilizada de diferentes formas, basta usar a criatividade e analisar suas necessidades e desejos.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo