Selo Black Friday

Imprensa

Bairro planejado estimula economia ordenada e convivência agradável

Fonte: Alfapress Comunicações

Publicado em: 06/07/2008

Acompanhando o crescimento urbano, mas sem deixar de lado a qualidade de vida, esta é a tendência de moradia mais completa em uma cidade

Na região sul de Campinas-SP, em uma área de 560 mil m², o que há pouco mais de dez anos era praticamente apenas área verde hoje se transformou em uma série completa de estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais, integrados por vias de qualidade e inúmeras opções de lazer e serviços. Reunindo segurança, infra-estrutura e localização, o Parque Prado se tornou rapidamente um bairro atrativo para moradia. Em pouco tempo milhares de pessoas se tornaram proprietárias de residências em prédios e condomínios fechados construídos com base nos princípios do Novo Urbanismo.

Tudo isso foi resultado do trabalho de duas empresas do setor privado, a Rossi e a Cristais Prado, que notaram a importância que a região vinha tomando e todo o seu potencial de crescimento, e iniciaram a construção do primeiro bairro planejado de Campinas. A área pertencia a uma fazenda, que teve seu processo de venda concluído em 1994, quando estas duas empresas da construção civil iniciaram o projeto de gestão do local, com ações como o alargamento de calçadas e toda a finalização do sistema viário - facilitando o trânsito do local e anulando os congestionamentos – além de ações na área de lazer, sendo a mais recente delas, o Parque das Águas.

Idealizado para atender a população e baseado nos conceitos de qualidade de vida e responsabilidade sócio-ambiental, o Parque das Águas foi construído num espaço de 30 mil m2. O projeto engloba três partes distintas. A primeira fase entregue é a de Lazer e Atividades Físicas. As outras duas, Cultura e Educação Ambiental, e Preservação das Nascentes e Consciência Tecnológica, estarão finalizadas em breve. O Parque é resultado de uma parceria público privada, encampada pelas empresas Rossi e Cristais Prado juntamente com a Prefeitura Municipal de Campinas, com o objetivo de oferecer à cidade mais um lugar para relaxar, educar e estimular a vida saudável.

Como conseqüência do aumento da densidade populacional, o local se transformou também em foco de investimentos da área de comércio e serviços. O principal exemplo é o Shopping Prado, um centro com mais de 30 estabelecimentos comerciais como lojas, bancos, locadoras, restaurantes e prestadores de serviços, além de uma importante rede de farmácias e hipermercados. E para a tranqüilidade dos pais, o local oferece instituições de educação de qualidade e atendimento de saúde bem próximo.

Inspirado no Novo Urbanismo, que resgata a qualidade de vida encontrada apenas em vilarejos, pequenas cidades e comunidades construídas ao longo dos séculos, o Parque Prado já nasceu planejado e é considerado um lugar estratégico, pois integra segurança, infra-estrutura e localização. De um lado está a Rodovia Anhangüera, principal entrada de Campinas e rota importante que liga a cidade a São Paulo e a importantes municípios da região. Do outro, a praticidade de se estar a dez minutos do centro da cidade.

Nesta localização privilegiada, estão dez opções de moradia, entre apartamentos e casas, com detalhes diferenciados e qualidade exclusiva. Além de empreendimentos especiais como Sirius e Caapuã, uma destas opções é o Convivence, que, lançado este ano, já encantou tanto quem mora no Parque Prado, como quem sonha em viver ali. Criado pela Rossi e Cristais Prado para celebrar a amizade, Convivence possui um charmoso diferencial em todos os apartamentos: o terraço gourmet com churrasqueira, integrado à sala de estar e à cozinha. Outra opção de moradia pode ser encontrado no Reviva. Lançado no mês passado, o empreendimento procura oferecer uma forma diferenciada de convívio, que possibilite o resgate à alegria de viver em comunidade. Reviva oferece uma generosa área de lazer e muito espaço para a convivência dos moradores de 650 apartamentos, que contarão também com os trabalhos da ONG Gira Sonhos, contratada pela Rossi para desenvolver trabalhos de conscientização dos moradores sobre a importância da revitalização e da integração dos valores humanos na educação, nas artes, na cultura e nas relações pessoais visando sempre o bem estar social. A ONG ainda atuará em conjunto com a associação dos moradores do Parque Prado, auxiliando a formação de uma convivência harmoniosa entre todos os moradores do bairro.

Para manter todas estas características diferenciadas e oferecer o que há de melhor para quem procura o ambiente ideal para se estruturar um lar, a Rossi e a Cristais Prado já planejam seus próximos passos: em breve, o Parque Prado irá verificar a conclusão de um projeto urbanístico diferenciado, estruturado para conferir a toda a área uma identidade ainda mais atraente do que é hoje. Com um VGV total estimado em R$ 428 milhões, as ações realizarão uma reestruturação de infra-estrutura e lazer.

“Olhamos o bairro como um todo e criamos um projeto único, que vai garantir uma ocupação harmoniosa, com arquitetura diferenciada, pensado para contemplar as necessidades de cada público que ali vai morar”, explica o diretor regional da Rossi em Campinas, Valdemar Gargantini. “Desta forma, cada empreendimento, seja casa ou apartamento, estará em sintonia com toda vizinhança e o bairro ficará mais bonito e aconchegante do que já é”, complementa Valdemar.

Para a gerente de marketing da Rossi Campinas, Andréa Nascimento, “A estrutura natural do bairro é muito boa e vislumbramos nesse projeto de urbanização a oportunidade de oferecer conforto e bem estar para os moradores. O que contribui para isso é o fato do Parque Prado estar classificado no Coeficiente de Ocupação 1, que gera uma densidade ocupacional baixa e maior preservação do meio ambiente, garantindo uma integração entre homem e natureza”.

Para assinar o projeto urbanístico, as empresas foram buscar um renomado profissional, Sérgio Santana, que tem em seu currículo projetos internacionais como residências, centros empresariais e parques em Dallas/USA. Para o Parque Prado, o paisagista e urbanista, terá como foco o tratamento estético do local com a criação de uma identidade visual própria. “Tudo para que os moradores e visitantes do Parque Prado tenham a nítida sensação de entrar em um bairro com um contexto urbano diferente, mas que leve em consideração a identidade de cada público que atende”, enfatiza Rui Scaranari.

Em seu projeto estão contemplados: avenidas duplicadas e asfaltadas; totens que mostram o caminho do bairro e que podem ser vistos antes mesmo de se chegar ao local; canteiros com grandes e coloridos vasos; ruas com um desenho de piso diferente, mais colorido, sofisticado e conceitualmente criativo; confortáveis passeios de 7 a 10 metros, sendo que o comum é que tenha 2 metros; vias arborizadas com mais de 800 árvores bem distribuídas; ciclovias em todo o bairro. “Queremos que o morador do bairro sinta-se em casa e relaxe”, brinca o urbanista.

Sobre a Rossi
A Rossi é uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil e desenvolve há quase três décadas produtos e serviços de alta qualidade no setor imobiliário. Está presente em mais de 50 cidades representadas por meio de escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, São José do Rio Preto e Fortaleza, o que permite uma melhor percepção das necessidades de cada região e aproxima a empresa de seus clientes e parceiros.

Preocupada com o meio ambiente e a sociedade, a Rossi investe em programas que incluem o controle de resíduos nos canteiros e a análise dos entornos a fim de minimizar o impacto das obras sobre a população local. Todo este esforço se reflete nos mais de cinqüenta prêmios já conquistados e certificações como a ISO 9001 e o Nível A do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat.

A Companhia possui um quadro gerencial com elevado conhecimento no mercado imobiliário e valoriza seus funcionários por meio de programas de desenvolvimento profissional e uma ampla política de benefícios. Dentre os valores que a Rossi pratica constam: conhecimento, entusiasmo, humildade, inovação, integridade, valorização das pessoas e sustentabilidade.

Estas iniciativas garantem o relacionamento de longo prazo da Rossi com seus diversos públicos, a perpetuidade do negócio e incentivam a empresa a continuar construindo e concretizando projetos de vida.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo