Na Rossi
não tem apartamento
vendido.
Tem apartamento
comprado.

Imprensa

Apartamento novo: mude de casa sem estressar os pets

Fonte: Viva real

Publicado em: 01/12/2016

 

Escolher um apartamento novo e decidir qual o imóvel ideal para sua família não é uma tarefa tão simples. Quando finalmente encontramos um novo lar, surge um novo momento de turbulência, decisões e correria: a mudança de uma casa para outra. Além dos responsáveis pela mudança, esse momento também pode afetar os animais de estimação.

 

A agitação da mudança pode causar estresse nos pets, que precisam lidar com uma movimentação anormal na casa e também um novo ambiente. Existem algumas dicas que podem amenizar o transtorno para os animais, especialmente cachorros e gatos. Confira como poupá-los da turbulência da mudança;

Leve o pet para conhecer o apartamento novo

Antes de iniciar a mudança, leve seu animal de estimação para conhe conhecer o apartamento novo. Deixe ele cheirar, passear e esfregar o corpo em quinas, paredes e no chão. Assim, quando eles chegarem ao novo lar, já sentirão seu cheiro e associarão com um local conhecido.

 

Adapte o imóvel

 

Antes da mudança, verifique quais alterações você precisa fazer no apartamento novo para garantir a segurança de seus animais de estimação. Instale portões e grades em locais que você não deseja que o pet tenha acesso e coloque telas em janelas e sacadas.

 

Mantenha a rotina

 

Manter a rotina do animal de estimação também ajuda a diminuir a ansiedade e a estranheza causadas pela mudança. Mesmo com todos os detalhes a serem acertados e preparativos para finalizar, não esqueça de passear ou brincar com seu pet, se esse for o costume da antiga casa.

 

Rações e petiscos

 

Alterar o alimento que os animais estão acostumados costuma gerar estresse, o que não é uma boa ideia quando aliado com a mudança de casa. Se você mudar de bairro ou cidade, vale a pena montar uma espécie de estoque da ração e petiscos que o pet está acostumado e levar para o novo lar.

 

Não lave cama e brinquedos

 

Antes de mudar de casa, costumamos limpar e higienizar tudo que levaremos para o novo imóvel. No entanto, a cama, casinha e os brinquedos dos cachorros e gatos, geralmente, tem o cheiro característico do animal e eles devem permanecer assim no novo lar, ao menos durante o período de adaptação.

 

O dia da mudança para o novo lar

 

O dia da mudança em si é ainda mais agitado. Os animais de estimação podem ficar agitados com o movimento de pessoas estranhas, caixas e eletrodomésticos saindo e entrando. Provavelmente, você também não terá tempo para dar atenção ao pet.

 

Por isso, deixe-o com alguém que já conheça o animal ou em um hotel especializado. Para amenizar a saudade que pode deixá-lo arisco, leve junto com ele uma peça de roupa sua, afinal, nada mais tranquilizador do que sentir o cheiro de quem cuida do animal.

 

Após a mudança

 

Nos primeiros dias no apartamento novo, é comum ainda ter caixas espalhadas, muitas coisas para arrumar e pouco tempo para brincar com os animais. Por isso, transforme o momento em si em algo divertido: esconda alguns brinquedos e petiscos entre as caixas. Assim você distrai o cachorro ou gato ao mesmo tempo que estimula que ele passeie pelo ambiente.

 

Atenção extra com os felinos

 

Os gatos são extremamente territorialistas e podem, nos primeiros dias, tentar voltar à antiga casa. Mesmo que ele não esteja acostumado a sair sozinho, tenha um cuidado extra com portas e janelas sem telas de proteção para evitar que ele fuja e se envolva em brigas ou acabe perdido ou machucado

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo