Rossi

Imprensa

Dicionário Imobiliário

Administradora condominial
Empresa que presta serviços de administração de imóveis em condomínio. Entre os serviços desta empresa estão inclusos apoio ao sindico do condomínio em termos legais e administrativos e auxílio à administração de pessoal.
Agente financeiro
Empresa pública ou privada que faz parte do Sistema Financeiro Nacional e que coleta, intermedeia e aplica recursos financeiros, seus ou de outros; com autorização do Banco Central do Brasil.
Alienação fiduciária
É a transferência, do devedor para o credor, de um bem móvel ou imóvel em garantia do pagamento da dívida. O devedor fica com a posse direta do bem para seu uso, e o credor detém a posse indireta do bem, que fica em seu domínio. Depois de quitar o empréstimo, o comprador adquire a propriedade definitiva do bem.
Alvará
Documento emitido por órgão público competente com autorização para incorporação e/ou construção de projeto arquitetônico.
Alvenaria pré-fabricada
Uso de paredes em alvenaria pré-fabricadas que podem ser feitas no canteiro de obra ou em um galpão. As paredes chegam à obra com reboco dos dois lados e já com as instalações elétricas e hidráulicas.
Amortização
Pagamento periódico realizado para abater/reduzir uma dívida. Nos financiamentos em geral, a amortização é feita por uma das parcelas que compõem as prestações.
Aquecimento solar
Consiste na colocação de painéis solares para proporcionar o aquecimento ou pré-aquecimento das águas de chuveiros, reduzindo consideravelmente o consumo de energia elétrica.
Área computável
São as áreas que devem ser consideradas em um projeto visando o aproveitamento máximo permitido para construção em um terreno.
Área comum
Área de um condomínio que pode ser utilizada por todos os moradores. São elas: corredores, hall de entrada, portaria, salão de festas e locais de lazer. Também chamadas de áreas de uso comum.
Área de construção
É o somatório das áreas, incluídas paredes e pisos, cobertos ou não, de todos os pavimentos de uma edificação.
Área de serviço
É o nome dado à parte dos apartamentos destinada à lavanderia. Quase sempre está localizada próxima à cozinha, às dependências de empregados e à entrada de serviço.
Área edificada
Área total coberta de uma edificação. São excluídas apenas as áreas de poços, vazios e algumas saliências (como marquises, por exemplo) com exceção da área do poço do elevador, que deverá ser considerada no cálculo da área edificada de um único andar.
Área não-computável
Soma das diversas áreas que não entram no cálculo da área máxima de construção permitida em determinado terreno (área computável), mas que ainda assim deve ser considerada na área total.
Área privativa
Área de um imóvel sobre a qual o proprietário tem domínio total. É delimitada pela superfície externa das paredes.
Área total
Soma da área privativa da unidade autônoma com a área comum de divisão proporcional entre os condôminos.
Área total de prefeitura
Soma das áreas que compreendem a área computável e a área não-computável de determinada construção.
Área útil
Soma das áreas internas de cada cômodo do imóvel, de parede a parede, sem contar sua espessura. No passado era chamada de “área de vassoura”.
Assembléia geral
Reunião dos condôminos de um edifício, com pauta previamente estabelecida, quando são discutidos assuntos gerais de interesse do condomínio. As decisões aprovadas em assembléia tornam-se obrigatórias para todos os proprietários.
Ata
Registro das discussões e decisões tomadas por uma assembléia, como a de condomínio.
Aval
Garantia pessoal, plena e solidária que assegura o pagamento de um título, nota promissória, cheque ou duplicata.
Averbação
Anotação feita pelo Cartório de Registro de Imóveis de qualquer alteração que diga respeito ao proprietário (chamada subjetiva) ou ao imóvel (objetiva), como a mudança no estado civil do dono, ou mudança no nome da rua do imóvel, por exemplo.

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo

;