Rossi

Central de Atendimento

Perguntas Frequentes

Como é a assinatura do contrato?
A assinatura do contrato é a primeira etapa a ser realizada após você ter optado por um dos nossos imóveis. Todos os documentos de compra assinados por você e seus documentos pessoais serão encaminhados para o nosso escritório regional, onde serão conferidos e analisados. Assim que confirmados, serão assinados pelos representantes da empresa do empreendimento e pelo banco financiador, se houver financiamento externo.
Quando vou receber o meu contrato?
Você receberá o seu contrato em até 45 dias após a sua assinatura. Esse prazo se deve ao tempo necessário para que a Rossi realize a conferência dos dados do seu contrato em relação aos documentos apresentados, analise a compatibilidade da sua renda com a unidade que está sendo adquirida e verifique restrições jurídicas. Durante esse período, você poderá acompanhar as etapas que envolvem o seu contrato pelo nosso site, acessando o link Canal do Cliente, no campo Acompanhe seu contrato.
A entrega é garantida?
Para garantir que você receba o seu contrato, a Rossi entrega a documentação no endereço de sua preferência por meio de carta protocolada via Aviso de Recebimento (AR). É possível também fazer a retirada do contrato em nosso escritório, com prévio agendamento. Para isso, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente.
O que é o Aviso de Recebimento (AR)?
Ao contratar este serviço dos Correios, a Rossi recebe um comprovante com a assinatura da pessoa que recebeu a correspondência. Este procedimento visa garantir que você receba corretamente os comunicados e tenha pleno conhecimento de todos os trâmites relacionados ao seu imóvel.
Existe uma Pesquisa pós-venda?

Após a confirmação do seu contrato em nosso sistema, a Central de Atendimento ao Cliente entrará em contato com você (via e-mail) para lhe dar as “boas-vindas”. Além disso, solicitará que você responda a uma pesquisa para nos contar o que achou do processo de compra. A sua opinião é a melhor forma de melhorarmos os nossos produtos e serviços.

O que é hipoteca?
É uma garantia de direito real muito usada como forma de assegurar um empréstimo por meio da disponibilidade de bens imóveis e móveis (como aviões e navios, por exemplo) até o pagamento da dívida.
Existe alguma hipoteca sobre o meu imóvel?
A existência ou não de hipoteca está determinada no seu contrato. Muitas vezes, para a Rossi obter um financiamento para a produção da obra na instituição financeira, é preciso conceder alguma garantia. Esse procedimento de conceder a hipoteca das unidades futuras até a emissão do Habite-se é praticado normalmente no setor da construção civil, e também não deixa de ser uma garantia de que seu imóvel será construído e entregue.
Como posso baixar a hipoteca para registrar a escritura?

Você deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente para solicitar a baixa logo após a averbação do Habite-se.

Após a averbação do Habite-se, a Rossi solicitará à instituição financeira o termo de cancelamento de hipoteca das unidades quitadas com recursos próprios, respeitando os prazos estabelecidos no Contrato de Compra e Venda.

Como faço para efetuar pagamentos?
A Rossi lhe enviará os boletos de pagamento pelo correio próximo às datas de vencimento. Se por qualquer razão você não recebê-los, não se preocupe. Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente. Um dos nossos profissionais irá emitir um novo boleto para você e orientá-lo sobre como fazer o pagamento com toda segurança e garantia. Você também pode acessar o Canal do Cliente, área exclusiva e segura no site da Rossi, em que é possível consultar e imprimir o boleto para pagamento do mês em referência.
Posso antecipar parcelas ou valores do meu contrato?
Sim, quando tiver interesse em antecipar pagamentos, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para que você seja orientado sobre como proceder.
Qual o prazo para validar ou confirmar uma parcela que paguei?
A parcela paga por meio de boleto bancário pode levar até três dias úteis para ser efetivada. Caso não ocorra nesse prazo, solicitamos que entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para regularização em nosso sistema.
Como é reajustado o meu contrato?

Todo o saldo devedor em aberto é corrigido mensal e cumulativamente pelo Índice Nacional de Custo da Construção Civil do Mercado (INCC-M) até a emissão do Habite-se. Após o Habite-se, todo o saldo em aberto será corrigido pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), somado aos juros financeiros de 1% ao mês até a quitação do saldo total, conforme contratado.

Caso você faça o financiamento direto com a Rossi, o saldo a ser financiado será corrigido pelo IGP-M, somado aos juros de 1% ao mês, calculados pela Tabela Price. A forma de cálculo da correção monetária é feita com base no índice do mês anterior ao mês da data de assinatura do contrato e assim sucessivamente.

Como faço para saber os valores dos índices praticados?
Os índices adotados são divulgados nos jornais de grande circulação. Para maior agilidade, a dica é consultá-los no site da Fundação Getúlio Vargas: www.fgv.br.
Esta correção é legal?
Sim, está prevista na lei 10.931/94 a cobrança de correção monetária para contratos imobiliários, dentre outros dispositivos legais
O meu saldo devedor sempre aumentará?
O aumento ocorrerá sempre que houver variação positiva do índice de correção adotado. Caso essa variação seja negativa, o seu saldo devedor diminuirá na mesma proporção.
Não recebi o boleto para pagamento, como faço?
Na área restrita de clientes, você poderá consultar e imprimir o boleto para pagamento do mês em referência. Caso não esteja disponível, solicitamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou clique aqui. Se preferir, nos encaminhe um e-mail para que possamos orientá-lo dos procedimentos a serem tomados.
Posso pagar parte do boleto?
A Rossi não aceita pagamentos parciais, apenas nos casos de pagamentos antecipados do saldo devedor.
Posso alterar o dia do vencimento das minhas parcelas?
Os vencimentos do dia 1º, podem ser alterados para o dia 20 mediante análise e aprovação do departamento responsável. Caso tenha interesse, entre contato com a Central de Atendimento ao Cliente.
Por que recebi um boleto em nome de outra empresa que não é a Rossi?
A empresa que consta em seu boleto é uma sociedade de propósito específico, integrante do Grupo Rossi. Esta empresa foi criada com a finalidade de incorporar e construir seu empreendimento. Com isso, os eventuais impactos legais e financeiros vividos por sua controladora não são transferidos a esta SPE. Ou seja, os pagamentos realizados para esta empresa são investidos na própria SPE. Assim, você terá a garantia e segurança que o dinheiro desta empresa será utilizado para investimento no próprio empreendimento, não podendo ser utilizado em outros empreendimentos do Grupo Rossi.
A Rossi possui serviços de uma empresa especializada em Assessoria Imobiliária?

Para que você se sinta mais seguro e tranquilo ao cuidar dos trâmites do seu financiamento, a Rossi coloca à sua disposição os serviços de uma empresa especializada em Assessoria Imobiliária.

Este suporte não terá nenhum custo adicional e será realizado por profissionais, com grande experiência que o ajudarão no processo de contratação do financiamento junto ao Banco. Assim você tem toda a segurança e comodidade de uma empresa atualizada com a legislação vigente, que se comprometerá em entregar de forma rápida os documentos do imóvel e da própria Incorporadora para análise do Banco.

Quais as opções para financiamento do imóvel?
A sua opção é feita no ato da compra. Esta decisão depende da sua capacidade de pagamento e das taxas oferecidas pelos agentes financeiros no momento da aquisição do seu financiamento. Você pode optar pelo financiamento direto com a Incorporadora (Alienação Fiduciária) ou pelo financiamento bancário. Na ocasião, você pode simular os valores das parcelas com prazo para pagamento e a taxa de juros junto aos agentes financeiros para avaliar a melhor opção de acordo com a sua renda familiar. Para saber mais, entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente.
Quando se inicia o meu processo de financiamento ou repasse bancário?

Dois meses antes da expedição do Habite-se, você receberá uma carta com a indicação da Assessoria Imobiliária Especializada, que montará o seu processo e encaminhará para a análise do Banco. Isto é feito para que você seja Pré-Aprovado dentro das regras dos agentes financeiros. Caso haja alguma incompatibilidade você será contatado pela Assessoria Imobiliária Especializada.

Lembramos que para a assinatura do Contrato junto ao agente financeiro, é necessária a Averbação do Habite-se e a Especificação de Condomínio junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

O que é análise de crédito?
É a conferência dos dados digitados no seu Contrato em relação aos documentos apresentados, e a compatibilização da renda com a Unidade que está sendo adquirida para a verificação de possíveis restrições cadastrais.
Quais documentos são necessários para a minha comprovação de renda?

A relação de documentos pode variar de acordo com a sua fonte de recursos. Ou seja, há mudanças se você for assalariado, autônomo ou profissional liberal. Assim, a sua comprovação pode ser feita através de holerites, DECORE, IR, entre outros. Os documentos a serem apresentados também podem variar de acordo com a instituição financeira utilizada. A seguir, você encontra uma relação padrão dos documentos, porém, no momento oportuno, a assessoria especializada indicada irá informá-lo de todos os detalhes.

Documentos básicos para comprovar a sua Renda:

Se você for Assalariado:
- Cópia do último holerite ou contracheque, caso tenha horas extras ou comissionamento – apresentar os últimos três.

Se você for Sócio ou Diretor de Empresa:
- Cópia do Contrato Social e Alterações;
- Declaração do contador (DECORE) acompanhado de cópia dos três últimos extratos bancários.

Se você for Profissional Liberal, Autônomo ou Comissionista:
- Declaração do contador (DECORE) acompanhado de cópia dos três últimos extratos bancários

Se você for Aposentado ou Pensionista:
- Extrato trimestral do INSS.

Complemento da documentação para Comprovação de Renda:
- Cópia das três últimas faturas do Cartão de Crédito;
- Cópia dos três últimos comprovantes de pagamento ou recebimento de Aluguel;
- Cópia completa da Declaração do Imposto de Renda no último exercício;
- Cópia da Documentação Comprobatória de Bens não declarados no Imposto de Renda.

O FGTS poderá ser utilizado no financiamento do imóvel?

O FGTS poderá ser utilizado para a quitação do Contrato ou para a amortização do financiamento, respeitando as regras e condições estipuladas pela Caixa Econômica Federal (CEF), principal agente das políticas públicas do governo federal. Para obter mais informações, acesse o site www.cef.com.br.

Lembramos que a CEF determina um valor máximo de avaliação para a utilização do FGTS, independente do valor de compra e venda. A CEF fará a avaliação da sua Unidade, para aprovação e a liberação de seu FGTS.

O que é Crédito Associativo?

É uma opção de financiamento, direto a pessoas físicas, para a aquisição de um imóvel na planta ou em construção. Essa linha de crédito conta com a garantia de entrega da Caixa Econômica Federal e possui algumas características que podem torná-la interessante para você.

O prazo de financiamento do imóvel pode ser de até 360 meses. É possível utilizar o saldo do FGTS para pagamento durante o período de construção e a taxa de juros é reduzida e compatível com a renda do comprador e do preço do imóvel. Além disso, as taxas de ITBI e de registro em cartório também são reduzidas.

Alguns empreendimentos da Rossi já estão sendo financiados por meio dessa linha de crédito. Para saber se há algum na sua região, ligue para a nossa Central de Atendimento ao Cliente.

Como devo proceder se optar pelo financiamento direto com a incorporadora com Alienação Fiduciária?

Ao optar pelo financiamento direto com a incorporadora, você assinará um instrumento particular com força de escritura pública que terá como garantia a alienação fiduciária do seu imóvel.

Nessa operação deverá ser recolhido o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), bem como o registro do instrumento no Registro de Imóveis competente. A taxa de registro e o imposto deverão ser pagos pelo comprador. Vale lembrar que esse serviço é realizado pela empresa de assessoria imobiliária especializada.

Quando for realizado o pagamento do saldo devedor, você deverá solicitar o recibo de quitação e averbá-lo na matrícula do imóvel. Essa garantia do financiamento imobiliário está prevista no direito brasileiro, regulamentada pela Lei nº 9.514/97, e é muito utilizada no mercado imobiliário.

O não-pagamento da dívida implicará a execução, cujo trâmite está estabelecido na Lei nº 9.514/97.

Quais documentos são necessários para assinar o Contrato de Financiamento direto com a Rossi, com Alienação Fiduciária em garantia?

Os documentos necessários dos adquirentes são:

- RG; 
- CPF; 
- Comprovante de residência atualizado;
- Se for solteiro – Certidão de nascimento;
- Se for casado – Certidão de casamento;
- Se for separado – Certidão com averbação da separação;
- Comprovante de renda – três últimos holerites;
- Para autônomos e profissionais liberais, os três últimos extratos de conta corrente, declaração de Imposto de Renda atual, DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) com selo do Conselho Regional dos Contabilistas (CRC) e firma reconhecida.

Quando ocorrerá a assinatura da Alienação Fiduciária?
Após reanálise das suas condições jurídicas e financeiras, além da averbação do Habite-se e especificação de condomínio no Cartório de Imóveis.
Recebi um comunicado de que meu nome está sendo encaminhado ao SERASA. Por quê?
A razão de seu nome estar sendo incluído no SERASA é porque você está com uma parcela atrasada há ais de 30 dias. Porém, tem 10 dias corridos da data da postagem para regularizar esta pendência.
A partir do momento em que eu pagar parcelas em atraso, quanto tempo leva para meu nome sair do SERASA?
Em torno de 5 dias úteis.
Recebi uma carta da Rossi comunicando que, de agora em diante, os meus pagamentos deverão ser efetuados para outra empresa. Por quê?
A Rossi realiza a operação de securitização de recebíveis, conforme previsto no contrato de Alienação Fiduciária já assinado. Com esse processo, não haverá nenhuma alteração contratual e serviços prestados pela Central de Atendimento ao Cliente. A única mudança é que você passará a pagar suas parcelas mensalmente para essa empresa e não mais para a Rossi. A Rossi realiza a operação de securitização recebendo o valor da dívida do cliente, o que propicia investimentos em novos projetos.
O que é securitização?

É a conversão de créditos futuros e outros ativos em títulos para que estes possam ser vendidos a investidores. Esse termo baseia-se na palavra securities, que no idioma inglês significa segurança, garantia, dar fiança.

Em caso de securitização, as condições pactuadas no contrato original serão mantidas, ou seja, seu contrato não terá nenhuma modificação. Entretanto, a partir da securitização, quem receberá os pagamentos será a empresa securitizadora.

A incorporadora ou banco que concedeu o empréstimo vende os títulos ou ativos a uma empresa securitizadora. Com garantia nesse crédito, a securitizadora emite Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), ou simplesmente recebíveis, postos à venda para investidores.

A securitização do crédito imobiliário pode ser feita quando a instituição financeira ou incorporadora o concedeu, de acordo com a Lei nº 9.514/97.

Quando posso revender meu imóvel?

Você pode revender seu imóvel a qualquer momento da construção, desde que esteja com as suas prestações em dia. Para isso, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente.

O supervisor do empreendimento entrará em contato com você e solicitará a cópia da documentação do novo comprador para análise.

No ato da assinatura será recolhido o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para a prefeitura local. O valor desse imposto varia de acordo com leis municipais e a responsabilidade do recolhimento é do comprador.
Meu imóvel está localizado em uma área foreira. Como devo proceder?
Em casos de imóveis localizados em uma área foreira, há uma taxa que deve ser paga, chamada Laudêmio. Trata-se de um tributo federal obrigatório, equivalente a 5% sobre o valor atualizado do bem, que será cobrado no momento da outorga da escritura definitiva.
Posso efetuar a troca do imóvel que adquiri por outro que a Rossi esteja ofertando?

A troca de unidades é uma liberalidade da empresa e só é possível durante o período de construção do seu empreendimento, ou seja, não é possível realizar troca de unidades em condomínios prontos (com Habite-se), ainda que as chaves não tenham sido entregues.

Toda a solicitação deve passar pela análise da Rossi e da empresa parceira, quando houver, para aprovação. Para saber mais, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Cliente.

Quero rescindir o meu contrato. O que devo fazer?
Para solicitar a rescisão do seu contrato, você deve contatar a Central de Atendimento ao Cliente. Após esse contato inicial, o supervisor do seu empreendimento entrará em contato para lhe explicar as condições e cláusulas do contrato e tratar dos procedimentos necessários.
Qual é o processo da outorga e do registro da escritura?

Para a escritura ser outorgada e levada a registro, algumas etapas devem ter sido concluídas anteriormente: o imóvel deve estar quitado e pronto, é preciso que o habite-se esteja averbado e, no caso do Estado de São Paulo, a especificação de condomínio precisa ter sido registrada, e a baixa da hipoteca deve ser averbada no Cartório de Registro de Imóveis.

Embora a escritura possa ser feita em qualquer cartório de notas, a Rossi indicará alguns que já possuem os documentos do empreendimento, no intuito de facilitar o processo. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Cliente e fique sabendo qual é o cartório mais indicado para você.

A Rossi não fornece a escritura definitiva para terceiros, ou seja, ela é outorgada para o proprietário atual constante em nosso banco de dados (ou sistema). Caso o cliente esteja com sua unidade quitada e negociando seu imóvel com terceiros, poderá lavrar a escritura de compra e venda com cessão e transferência recolhendo os impostos competentes. Será cobrado um ITBI referente à cessão e outro referente à compra e venda. Para o valor do registro, se faz necessário consultar a tabela do cartório competente.

Qual é o valor da outorga e do registro da escritura?
O valor pago, entre impostos e despesas com cartórios, é de aproximadamente 4% do valor de compra e venda. Esse valor é calculado pelo cartório.
Qual a diferença entre instrumento particular e escritura pública?
O instrumento particular pode ser firmado entre as partes, com a presença de duas testemunhas, a exemplo do contrato particular de promessa de compra e venda, praticado antes da quitação da dívida e para unidades em construção. A escritura pública é o documento lavrado no Tabelionato de Notas. Vale lembrar que o instrumento particular de contrato de compra e venda, de financiamento imobiliário, de alienação fiduciária em garantia e outros pactos têm força de escritura pública.
Por que registrar a escritura do imóvel?
O registro garante seus direitos perante a sociedade e o Estado. Conforme o Código Civil, a aquisição total de um imóvel depende do registro da escritura, que é a formalização da venda especificada na matrícula do imóvel, quando a titularidade do imóvel é definitivamente transferida.
O que é o Habite-se?

Habite-se é uma certidão, emitida pela prefeitura, autorizando que um imóvel recém-construído possa ser ocupado. Também pode ser chamado de auto de conclusão de obra.

Para emissão desse documento, a edificação passa por várias vistorias de regularidade, todas efetuadas por técnicos e engenheiros da prefeitura e pelo corpo de bombeiros. Nessas vistorias verifica-se se a obra foi executada conforme projeto aprovado e se atende aos diversos requisitos legais (parecer da companhia de luz, corpo de bombeiros, companhia de gás, entre outros) para a habitação. A concessão do Habite-se é um dos pré-requisitos para a ocupação do imóvel.

Posso ter uma cópia deste documento?
Sim, a Rossi pode lhe enviar uma cópia via fax, correio ou e-mail. Para isso, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Cliente.
Quando sair o Habite-se do meu empreendimento, eu já poderei me mudar?
A entrega das chaves se dará após a liberação do Habite-se e da Instalação do Condomínio e está vinculada à assinatura do financiamento ou quitação do imóvel.
O que é Especificação de Condomínio ou Averbação do Habite-se?
Após a liberação do Habite-se é preciso aguardar a publicação deste em Diário Oficial. Em seguida, é requerido, junto ao INSS, a CND da construção. A CND e o Habite-se são levados a registro no Cartório de Registros de Imóveis para regularizar a construção.
O que são opções de plantas?

Em alguns empreendimentos da Rossi você tem a possibilidade de escolher a planta que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Esse é um serviço chamado Opção de Planta, que tem como objetivo deixar a sua unidade de acordo com o que você deseja, do seu jeito. Assim ao fazer a sua escolha, entre as opções oferecidas, você tem a certeza de que o seu novo imóvel terá uma distribuição de ambientes que atenderá às suas necessidades.

São opções de disposições de ambientes definidas pela incorporadora. Algumas opções apresentadas podem ter custo adicional. Você será informado sobre os valores antes de validar a sua opção. No momento oportuno, a sua escolha poderá ser feita pelo nosso site ou por meio de um documento específico que a Rossi enviará para você. Em quaisquer dos meios, você encontrará a representação gráfica com a distribuição dos ambientes do imóvel em cada planta e poderá escolher a que julgar mais adequada.
O que é planta baixa?
É a representação gráfica da projeção horizontal de uma edificação, vista no sentido do teto para o piso, em toda a sua extensão.
O que é planta de localização?
É a representação gráfica da posição exata de um terreno e compreende a região onde ele está localizado, com ruas e terrenos vizinhos.
O que são opções de acabamento?
Para personalizar ainda mais alguns ambientes do seu imóvel, a Rossi também oferece, em alguns empreendimentos, opções de acabamento, como pisos, azulejos, louças, entre outras. Dependendo da sua escolha, a opção poderá ter um custo adicional para você. No momento oportuno, a Rossi entrará em contato por meio de um comunicado para que você possa confirmar sua opção.
O que é memorial descritivo?
É um documento, assinado junto com o Contrato de Compra e Venda, que contempla todos os materiais de acabamento que serão utilizados em sua unidade, chamada de área privativa.
O que é Visita à Obra?

A Rossi mantém um programa chamado Visita à Obra. Por meio dele você acompanhará pessoalmente a construção do seu empreendimento, junto com a equipe de engenharia e de Relacionamento com Clientes. Durante a visita, você poderá conferir a qualidade da construção e esclarecer suas dúvidas.

Quando posso visitar a obra do meu empreendimento?
O departamento de Relacionamento com Clientes enviará um convite para você informando o período disponível para a sua visita.
Durante a Visita à Obra eu poderei ir à minha unidade?
O dia da Visita à Obra foi criado para que você veja de perto a construção do seu empreendimento como um todo. No período reservado para a visita, pode ocorrer que algumas unidades não estejam prontas ou não possuam acesso seguro para uma visitação, por isso a Rossi determina quais unidades estarão disponíveis para visita.
O que é o Dia da Medida?

O Dia da Medida é uma data reservada especialmente para a medição da sua unidade. Você poderá levar seus fornecedores até a obra para, juntos, medirem todos os ambientes. Assim vocês poderãomarcar exatamente a altura e o comprimento de cada parede e verificar se há outros fatores que devam ser considerados no projeto de decoração.

O que preciso fazer para agendar o Dia da Medida?
Você receberá um comunicado sobre o período destinado ao Dia da Medida da sua unidade. Com esse comunicado em mãos, você deverá ligar para a nossa Central de Atendimento ao Cliente e agendar a data e a hora mais conveniente.
Quanto tempo posso permanecer na minha unidade?
O tempo disponível para você e seus fornecedores realizarem as medidas é de 30 minutos. Esse tempo foi calculado para que seja possível atender todos os futuros moradores de uma maneira tranquila e ordenada, sem influência no cronograma do empreendimento. Por isso, o tempo foi dividido entre todos os condôminos.
O que faço se precisar de mais tempo?
Se houver alguma necessidade específica ou precisar de mais tempo, avise a Central de Atendimento ao Cliente no momento do agendamento. Iremos analisar sua solicitação e encontrar a melhor solução para você.
O que é Vistoria?
É o momento que você tem para conferir como ficou a sua unidade e se todas as instalações e acabamentos estão funcionando corretamente. Durante a Vistoria, um engenheiro o acompanhará certificando-se de que tudo estará de acordo com suas expectativas.
Quando poderei vistoriar a minha unidade?
Você será comunicado sobre o período disponível para a Vistoria da sua unidade e assim agendar, na Central de Atendimento ao Cliente, a data e o horário mais conveniente. Vale lembrar que a Vistoria é agendada no período próximo à data do Habite-se, variando de empreendimento para empreendimento.
E se durante a Vistoria eu identificar algum problema?
Você preencherá uma Lista de Vistoria com a relação de itens a serem conferidos na companhia do engenheiro. Todos os apontamentos levantados serão regularizados e você será chamado para fazer uma nova Vistoria.
Em que horário eu posso vistoriar a minha unidade?
Normalmente, a Vistoria é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento prévio na nossa Central de Atendimento ao Cliente.
Condomínio

Um condomínio é formado por um grupo de pessoas que divide uma propriedade, cada um sendo dono de uma parte do todo. Por se tratar de uma vida em comunidade, é importante respeitar as regras e os procedimentos estabelecidos, mas, principalmente, respeitar os vizinhos e as pessoas que convivem no condomínio, lembrando que todos possuem os mesmos direitos e deveres em relação ao todo. Para auxiliar na administração do condomínio, além do corpo diretivo a ser eleito em assembleia, existirão funcionários e uma administradora, todos capacitados para orientar e zelar pelo bom convívio em sociedade.

Após a expedição do Habite-se do empreendimento, ocorre a Assembleia de Instalação do Condomínio. Nessa reunião é realizada a eleição do síndico e do conselho consultivo. Uma equipe da Rossi, junto com a administradora do condomínio e do engenheiro da obra, acompanhará a Instalação do Condomínio e a Vistoria de toda a área comum do condomínio.

O que é Assembleia de Instalação do Condomínio?
É a primeira reunião realizada com os condôminos e a empresa indicada para administrar o condomínio, juntamente com a equipe da Rossi. Nessa assembleia, além da eleição do corpo diretivo e aprovação da previsão orçamentária inicial, será lavrada uma ata – documento este exigido para obtenção do CNPJ – que permitirá ao condomínio praticar os atos jurídicos e fiscais necessários para a sua administração.
Quando ocorre a Instalação do Condomínio?
Após a expedição do Habite-se. Você receberá o edital de convocação protocolado via correio avisando o dia, horário e local da assembleia.
Não posso comparecer à Assembleia de Instalação do Condomínio. Então, o que eu devo fazer?
Você pode enviar uma pessoa da sua confiança munida de sua procuração com firma reconhecida, que deve ser apresentada no início da assembleia. Em todo caso, após a assembleia, a administradora do condomínio enviará para você uma ata com todos os tópicos discutidos e acordados na reunião. As procurações dos condôminos que assim se fizerem representar deverão estar com firma reconhecida, nos termos do § 2º, artigo 654 do Código Civil.
Qual será a administradora do condomínio? Como ela é escolhida?

Preocupada em oferecer aos nossos clientes produtos e serviços que proporcionem comodidade e bem-estar, indicamos as administradoras mais reconhecidas do mercado, com capacidade para efetuar uma administração segura e de qualidade, à altura de seu empreendimento.

Para garantir a preservação do seu patrimônio e uma correta orientação ao corpo diretivo, a administradora deverá permanecer durante o primeiro mandato. Após esse período, a administradora poderá ser trocada por meio de votação na assembleia de condomínio.

Quais as leis e normas que regem o condomínio?

Além do Novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seus artigos de 1.331 a 1.358, e da Lei nº 4.591/64, em seus artigos que não foram revogados pelo Novo Código Civil, as normas gerais de cada empreendimento estão estabelecidas na Minuta de Convenção do Condomínio, que é registrada no momento da incorporação do empreendimento.

Na assembleia posterior à de Instalação, será aprovado pelos condôminos o regulamento interno, que estabelece maiores detalhes das normas do condomínio, como horários e procedimentos, entre outros.

Como é feita a entrega da área comum?
Após a Assembleia de Instalação de Condomínio, será efetuada a vistoria e a entrega de toda a área comum do condomínio, em conjunto com representantes do corpo diretivo eleito, para a verificação e registro de eventual vício aparente.
Quando começo a pagar a taxa condominial?

Você inicia o pagamento da taxa condominial de acordo com o contrato firmado no momento da compra do seu imóvel.

Nos casos de imóveis adquiridos durante o período de construção, você inicia o pagamento após a Assembleia de Instalação do Condomínio. Nos casos de imóveis prontos, ou seja, nos quais a Assembleia de Instalação já tenha sido realizada, você inicia o pagamento a partir da data de assinatura do Contrato de Compra e Venda. Em ambos os casos, o pagamento não está vinculado ao recebimento das chaves.

Quais as garantias da Rossi para eventuais problemas construtivos e como deverei proceder para solicitar os reparos necessários?

Conforme o Termo de Garantia, que faz parte integrante de seu contrato, os defeitos visíveis devem ser verificados no ato da vistoria de sua unidade (como defeitos de pintura, integridade de louças e metais etc.).

Para eventuais vícios ocultos decorrentes de defeitos construtivos, peças e materiais – defeitos que não podem ser detectados na vistoria – nossos clientes têm direito aos reparos e prazos estabelecidos no Termos de Garantia. Conforme estipulado por lei, as estruturas das edificações são garantidas por cinco anos a partir do Auto de Conclusão do Imóvel.

Para solicitar manutenção, você deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente e formalizar sua solicitação, com data, nome, nº. do contrato e telefones de contato. Inicialmente, agendaremos uma visita para avaliação técnica do problema e suas causas. Constatado problema construtivo, o serviço terá início em no máximo 30 dias, se preferir, clique aqui e nos envie um e-mail.

Os manuais que acompanham as chaves do imóvel contêm as informações necessárias para conservação e manutenção de sua unidade. É importante ressaltar que a garantia se extingue a qualquer tempo, quando verificada modificação ou alteração das características básicas do imóvel e/ou a inobservância das recomendações constantes nestes manuais.

Contratos para aquisição de imóveis prontos, com cláusula informando que a unidade está sendo vendida no estado.

Como funciona?

Os clientes cadastrados no DDA deixam de receber seus boletos de cobrança registrada impressos. Estes serão apresentados de forma eletrônica nos canais de relacionamento Internet Banking, Caixas Eletrônicos e Superlinha.

Importante: O cadastro ao DDA não significa que as suas contas serão pagas automaticamente. Para que o pagamento seja realizado é necessário que você acesse um dos canais de relacionamento do banco, verifique se há boletos a serem pagos e autorize ou agende o pagamento dos respectivos boletos.

Para auxiliar nesta questão, o banco coloca a disposição um conjunto de alertas sobre a existência de títulos a pagar: SMS, mensagem no Internet Banking, mensagem na Superlinha e e-mail marketing, assim, você será informado com antecedência sempre que receber títulos pelo DDA.

Qual é a diferença entre o DDA e o Débito Automático?

O DDA consiste em um serviço de apresentação eletrônica do boleto, não implicando necessariamente em seu pagamento.

O serviço de débito automático prestado hoje pelos bancos consiste no débito da conta do cliente na data do vencimento, previamente contratado, referente às contas de concessionárias de serviços (água, luz, telefone, gás).

Poderei visualizar boletos de cobrança nos quais não sou o sacado, ou seja, que tenham sido emitidos a outro CPF/CNPJ, mas cujos pagamentos estão sob minha responsabilidade? (por exemplo: mensalidade da faculdade de um filho, plano de saúde dos pais)

Sim, será permitida a visualização desses boletos, mediante autorização dos sacados originais (filho, pai).

A Rossi pode solicitar o DDA para pagamento das minhas parcelas?

Não. Esse pedido deve ser encaminhado diretamente ao Banco onde o Sr é cliente.

Quero cancelar minha adesão ao DDA, como devo fazer?

Esse pedido deve ser encaminhado diretamente ao Banco onde o Sr é cliente.

Como faço para ser um corretor da Rossi Vendas?

Envie seu currículo para o e-mail: anamiranda@rossiresidencial.com.br

Como faço para vender imóveis da Rossi?

Entre em contato através dos telefones:
São Paulo 011 5501-7900
Rio de Janeiro 021-3433-8000
Porto Alegre 051 3025-3499 

Como tenho acesso a folders e materiais de venda?
Entre em contato através dos telefones:
São Paulo 011-3759-7557
Rio de Janeiro 021-3433-8000
Porto Alegre 051-3321-7799
A Rossi atua em quais regiões?

A atuação da Rossi abrange 15 estados das regiões:

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais;

Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;

Nordeste: Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte;

Centro Oeste: Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul; 

Norte: Amazonas.

Quais cidades correspondem as regionais da Rossi?

A Rossi está presente em 61 cidades e divididas por regionais:

Regional Belo Horizonte:
Minas Gerais - Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Uberaba, Uberlândia.
Distrito Federal - Brasília, Águas Claras, Gama, Samambaia.
Goiás - Goiânia e Valparaíso.

Regional Campinas:
São Paulo - Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Jundiaí, Marília, Paulínia, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Sumaré, Valinhos e Votorantim.

Regional Nordeste:
Ceará - Fortaleza.
Pernambuco - Recife.
Rio Grande do Norte - Natal.

Regional Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro - Niterói, Rio de Janeiro e Volta Redonda.
Espírito Santo - Serra, Vila Velha e Vitória.
Minas Gerais - Juiz de Fora.
Bahia - Lauro de Freitas e Salvador.

Regional São Paulo:
São Paulo - Cotia, Guarujá, Guarulhos, Jacareí, Mogi das Cruzes, Osasco, Praia Grande, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos e São Paulo.
Mato Grosso do Sul - Campo Grande.
Amazonas - Manaus.

Regional Sul:
Paraná - Colombo e Curitiba.
Santa Catarina - Florianópolis.
Rio Grande do Sul - Canoas, Esteio, Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Qual assessoria de imprensa devo procurar para agendar entrevista?

Institucional e Regional São Paulo
Planin Worldcom - www.planin.com
Beatriz Imenes e Carolina Santos
11. 2138-8940 | 11. 7740-1649 | 11*38539
11. 2138-8923 | 11. 7740-1653 | 11*38537
rossi@planin.com

Regional Belo Horizonte
Planin Worldcom - www.planin.com
Jeane Morais
11. 2138-8915 | 11. 7740-1650 | 11*38538
rossi@planin.com

Regional Campinas
Planin Worldcom - www.planin.com
Jeane Morais
11. 2138-8915 | 11. 7740-1650 | 11*38538
rossi@planin.com

Regional Rio de Janeiro
Planin Worldcom - www.planin.com 
Geiza Porto
21. 3214-3058 | 21. 7880-0598
rossi@planin.com

Regional Nordeste - Fortaleza
Divulga Ação - www.divulgaacao.com
Ana Peyroton e Helena Felix
85. 3458-1167
imprensa@divulgaacao.com

Regional Nordeste - Recife e Natal
Planin Worldcom - www.planin.com
Juliana Tonello
11. 2138-8954 | 11. 7740-1651 | 11*38540
rossi@planin.com

Regional Sul
Planin Worldcom - www.planin.com
Juliana Tonello
11. 2138-8954 | 11. 7740-1651 | 11*38540
rossi@planin.com

O que faço para ter acesso aos resultados da Rossi dos anos anteriores?
http://www.rossiresidencial.com.br/RI
Quais os códigos de negociação das ações da Rossi e onde são negociadas?
As ações ordinárias da Rossi estão listadas na BOVESPA sob o código RSID3, e as Depositary Shares do Programa de Depositary Receipts Nível I estão listadas para negociação em mercado de balcão sob o código RSRZY.
Quais são os direitos das ações da Rossi?
As ações da Rossi garantem aos seus titulares os seguintes direitos:
• direito de voto nas Assembléias Gerais da Companhia , na condição de uma ação um voto;
• direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
• em caso de alienação a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas ao acionista controlador alienante (tag-along);
• todos os demais direitos assegurados às ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado, no Estatuto Social da Rossi e na Lei das Sociedades por Ações.
Como e onde a Rossi divulga suas informações?
Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Rossi são divulgados de maneira simultânea na CVM/Bovespa e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.rossiresidencial.com.br/RI), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar, favor clicar aqui. As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Diário Oficial do Estado de São Paulo e O Estado de São Paulo. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Rossi (www.rossiresidencial.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).
Quem é a instituição depositária das ações da Rossi?
A Instituição depositária contratada pela Rossi é o Banco Bradesco, responsável pela manutenção dos registros de ações e cadastros dos acionistas, pela atualização e controle dos pagamentos de eventos distribuídos, e pelo exercício do direito e do recebimento de valores emitidos pela Rossi. É, também, de responsabilidade do Banco Bradesco enviar aos acionistas informações sobre suas posições acionárias através de avisos e extratos: » Extratos de Movimentação de Ações - são emitidos toda vez que houver alteração na posição acionária e transferência das ações para custódia da Bolsa de Valores, assim como a saída deste sistema, por compra ou venda de ações, por subscrição ou distribuição de novas ações; » Avisos de Pagamento de Dividendos ou Juros sobre o Capital Próprio - são remetidos toda vez que houver pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio; » Informações para Imposto de Renda - são extratos contendo a posição do último dia do ano-base, bem como o resumo dos dividendos ou juros sobre o capital próprio pagos ou creditados durante o exercício, informando o valor de aquisição das ações nos casos de subscrição ou distribuição de ações bonificadas, para fins de ajuste do custo das ações na declaração de bens no final de cada ano.
Qual o procedimento para a compra e venda de ações da Rossi?
Para investir em ações, o interessado deverá dirigir-se a uma corretora de valores, que terá condições de assessorá-lo e intermediar a negociação na bolsa de valores. Para obter a relação das corretoras com dados para contato, acesse o site da Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo (www.bovespa.com.br), seção CORRETORAS. Caso esteja iniciando seus investimentos em ações, aconselhamos consultar no web site da Bovespa (www.bovespa.com.br) as diversas informações úteis aos investidores iniciantes, incluindo cursos on-line, que lhe ajudarão a se familiarizar com o mercado de ações. Para decidir qual o melhor momento para a compra ou venda de ações, aconselhamos procurar os analistas de investimento das corretoras de valores. Estes profissionais costumam analisar os fundamentos econômicos das empresas, as condições macroeconômicas nacionais e internacionais e ainda os fatores que podem influenciar os resultados das empresas. Com base nesta análise, são capazes de emitir sua opinião a respeito do melhor momento para comprar ou vender ações. Lembramos ainda, que ações são consideradas investimento de risco, ou de renda variável, podendo ocorrer perdas ou ganhos em diferentes graus, dependendo da variação dos preços das ações adquiridas. Por isso, não é um investimento indicado para pessoas com perfil de risco conservador, ou seja, avessas a correr riscos.
Como acompanhar a evolução dos preços das ações da Rossi?
Para acompanhar as cotações das ações pode-se usar os serviços disponíveis no site da Empresa (com defasagem de 15 minutos) e os gráficos disponíveis na área de Relações com Investidores.
Qual o número de ações que a Rossi possui?
A Rossi tem 157.703.628 ações ordinárias emitidas em 31/03/2008.
Como é feita a alteração de cadastro dos acionistas?
O acionista recebe regularmente as informações da posição de ações e de seus direitos pelo correio. Para isso é essencial que seja mantido o cadastro de acionista sempre atualizado na Instituição Depositária das ações. As alterações do cadastro poderão ser feitas em qualquer uma das agências do Banco Bradesco, ou em suas Centrais de Atendimento aos Acionistas, mediante a apresentação da Carteira de Identidade, do CPF e um comprovante de residência.
Como proceder para receber informações sobre a posição acionária?
A posição acionária pode ser solicitada nas Centrais de Atendimento aos Acionistas ou em qualquer uma das agências do Banco Bradesco. Esta informação será fornecida exclusivamente: » ao próprio acionista, mediante apresentação da Carteira de Identidade e CPF; ou » ao procurador devidamente habilitado, com Procuração Pública, Carteira de Identidade e CPF. A inexistência de saldo de ações nos registros do Bradesco pode decorrer do fato destas ações já terem sido vendidas ou transferidas para custódia das bolsas de valores/CBLC. Neste caso o acionista deve entrar em contato com o seu corretor de valores.
Como participar da assembléia geral ordinária?
A Assembléia Geral Ordinária deve ser realizada até quatro meses após o encerramento do exercício visando a aprovação das contas, destinação do lucro, e eleição do conselho de administração. Qualquer acionista pode participar. Os editais de convocação de assembléias são publicados em jornais escolhidos pela Empresa e no nosso site. Para receber aviso deste evento, o acionista deverá se cadastrar no serviço "E-mails de Alerta" em nosso site.
Como posso contactar a Área de Relações com Investidores?
Rossi
Avenida Major Sylvio de Magalhães Padilha, n° 5.200
Edifício Miami, 3º andar, Bloco C
São Paulo, SP, Brasil 05677-000 

Cassio Elias Audi 
Diretor de Relação com Investidores Tel.: (0xx11) 3759-7431 

Maria Claudia Costa Biolchini
Gerente de Relações com Investidores Tel: (0xx11) 3759-7516 Fax: (0xx11) 3759-8501

Corretor Online

Preencha nome e e-mail para iniciar um chat ao vivo com nossos corretores.

CRECI

Vídeo

;